A TRANSGRESSÃO DA LEI E A RESTAURAÇÃO DA ORDEM
Por: Cleiton Carvalho • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
A TRANSGREÇÃO DA LEI E A RESTAURAÇÃO DA ORDEM
Nesse capitulo o autor analisa o as leis que regem a vida cotidiana dos nativos das ilhas Trobriands, observando que a lei é refinada, mantida pela vontade social e vista pela tribo como racional e necessária. Um dos princípios legais mais importantes para a tribo é o Direito da mãe, que estabelece que o filho esta fisicamente ligado e moralmente sujeito à mãe e somente a ela.
O autor mostra ainda um caso de um delito dos mais graves para a tribo, o incesto, e suas consequências morais, físicas e para a tribo há consequências até mesmo sobrenaturais. Contudo constata o autor que apesar de todas as mulheres pertencentes ao clã serem consideradas irmãs e ser terminantemente proibido o envolvimento sexual com elas, existem diferentes graus de tolerância para envolvimento de acordo com a proximidade do parentesco real, há ainda encantos e rituais que se fazem para “fugir” das consequências desta infração a lei tribal.
FEITIÇARIA E SUICÍDIO COMO INFLUÊNCIAS DA LEI
O autor aborda o papel do feiticeiro na tribo e como a magia negra funciona como força legal e como instrumento utilizado pelo chefe para fazer respeitar seus privilégios e prerrogativas. Expõe ainda o suicídio e seus aspectos legais.
Na tribo quando alguém é publicamente acusado de algum ato infrator que o exponha perante toda tribo, o suicídio é visto como fuga ou reabilitação para o acusado que depois de publicamente admitir o erro e se for de clã diferente de seu acusador, incitar os membros de seu clã a vinga-lo, atira-se de um coqueiro ou toma veneno fatal tirado de um peixe, para os casos de brigas entre amantes ou matrimoniais há um veneno mais brando tirado de plantas que raramente é fatal. O suicídio e a feitiçaria servem então como meio de controle social.
OS FATORES DE COESÃO SOCIAL EM UMA TRIBO PRIMITIVA]
Por fim o autor aponta o choque entre interesse matrilinear e paterno nos clãs e subclãs que se formam na tribo, a elasticidade da lei de acordo com a exposição social da infração cometida, a existência na sociedade tribal, tanto dos rigores da lei baseada nos costumes quanto meios de burlar essas normas.
Atenta o autor para o fato que a Antropologia há que ser feita com estudos de campo, que somente em contato direto o antropólogo ao observar a vida cotidiana de uma sociedade poderá de fato ter acesso as nuances da sociedade estudada.
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