A ÉTICA NO DIREITO
Por: Ricardo Henriques • 3/6/2021 • Dissertação • 408 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DOMICILIAR I
Ética Profissional
5º ano/10º semestre
Profa. Ms. Bianca Cavichioni de Oliveira
Aluno: Ricardo José Henriques
MATÃO/2020
1). Discussões sobre a ética remontam desde a antiguidade, com base em um sistema de valores, e que veio sofrendo mudanças, em especial, no mundo atual do qual, questões estão sendo mais valorizadas pela sociedade. No âmbito da advocacia, a ética deve ser considerada não apenas como meio, mas sim, como instrumento de globalizado de valores e conjuntos normativos. Até porque a ética profissional, deve trilhar a conduta do profissional e no seu ambiente, trazendo a imagem e o desempenho do advogado perante a sociedade. Sem aparentar ser eticamente correto, não há como assumir uma política de responsabilidade social e ambiental. Para consolidar projetos relacionados as atividades profissionais, ao meio ambiente, à melhoria do ambiente de trabalho, entre outros, um novo posicionamento do profissional do direito e novas relações, fundamentadas numa atuação ética, deverão ser estabelecidas com a sociedade de um modo geral. Com base nos fundamentos éticos e de responsabilidade social e ambiental, tal tema, não é assunto para as horas vagas, mas sim uma filosofia e prática do advogado. O totalitarismo político, com centralização do poder; totalitarismo organizacional, com o comportamento burocrático; o totalitarismo emocional, com o paternalismo. Ou seja, a ética é a alma do profissional do direito. É o que garante o conceito público e a perpetuidade, sem princípios éticos é inviável prática profissional.
2). O papel do profissional do direito na sociedade e o poder de transformação em um agente de cidadania consciente da sua responsabilidade social. O sistema judiciário é alcançado pela sociedade por meio de um advogado, proporcionando o Estado Social Democrático de Direito aos cidadãos e a sociedade como um todo. A garantia constitucional da atuação do exercício profissional do advogado, é balizado pela ética profissional que compõe todo o sistema jurisdicional brasileiro.
O Código de Ética da Advocacia, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, abarcam as garantias, direitos e deveres do profissional do direito, acompanhando a evolução da sociedade, da tecnologia, do entendimento jurídico, a conciliação da conduta do advogado e os novos desafios profissionais, devem seguir em comunhão para harmonizar cada vez mais o sistema judiciário, a sociedade e o profissional do direito. O cumprimento do dever profissional, calçado na ética, faz do profissional do direito, um diferencial na sociedade, e a sua conduta ilibada, perante seus patrocinados, promovem o equilíbrio nas relações cliente/advogado.
...