AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO ESTADO
Por: Leon Fernandes • 29/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 532 Visualizações
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Setor de Ciências Jurídicas
Departamento de Direito
Leon Fernandes Gomes Godoi
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO ESTADO
PONTA GROSSA
2016
LEON FERNANDES GOMES GODOI
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO ESTADO
Trabalho acadêmico para a matéria de Teoria
Geral do Estado e Ciência Política, Departa-
mento de Direito, Setor de Ciências Jurídicas
na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Prof. Dr. Pablo Milanese
PONTA GROSSA
2016
SUMÁRIO:
1-INTRODUÇÃO:
1.1-O objetivo;
1.2-O objeto de estudo;
1.3-A gênese da sociedade;
1.4-As sociedades organizadas;
2-DESENVOLVIMENTO:
2.1-Formação do Estado;
2.2-Causas para a formação do Estado;
2.2.1-Origem Familiar;
2.2.2-Origem Patrimonial;
2.2.3-Origem pela Força;
3-CONCLUSÃO.
4-REFERÊNCIAS.
1-INTRODUÇÂO:
1.1-O objetivo:
O objetivo do presente trabalho é apresentar as principais teorias sobre a origem do estado, tendo como ponto de partida a análise das seguintes obras: Teoria Geral do Estado (SAHID, Maluf); Elementos de Teoria Geral do Estado (DALLARI, Dalmo de Abreu); Estado, Governo, Sociedade – Para uma teoria geral da política (BOBBIO, Norberto).
1.2-O objeto de estudo:
O termo “Estado” denominando situação permanente de convivência, foi difundido por Nicolau Maquiavel na sua obra O Príncipe (1513), mas segundo Bobbio, a palavra status, em latim, já havia passado do seu significado “situação” para “estado” antes de Maquiavel consagrar, pouco a pouco, seu uso.
Na convenção de Montevidéu, 1933, foram listados os quatro elementos que uma entidade organizada deve possuir para poder se tornar um estado. Esses elementos são: Uma população permanente, território definido, uma soberania (governo) e a capacidade de se relacionar com outros estados soberanos. Então conclui-se que o Estado é um conjunto de instituições de apoio que regulam e que têm soberania ao longo de um território definido e de uma população.
1.3-A gênese da sociedade:
Para explicar a origem da sociedade, existem duas teorias principais: A teoria naturalista explica que a sociedade é o produto de um impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana. E a teoria contratualista sustenta que a sociedade é o resultado de um acordo de vontades, ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre os homens.
1.4-As sociedades organizadas:
As primeiras sociedades politicamente organizadas que foram consideradas estados, surgiram em uma estrutura do poder social da comunidade, comunidade esta que lutava, para assegurar o direito de propriedade frente à inimigos, e ainda, tornando possível a convivência em conjunto, realizando trabalhos coletivos que tinham como objetivo o bem comum.
Na Grécia, quando animal laborans sai da esfera política da oikia, onde o governo era de um só e havia relação familiar, para praticar suas ações políticas na polis, a sociedade passa a ser mais organizada, e assim as polis (cidade-estado) foram uma das mais importantes experiências de estado no mundo ocidental. Em Roma, a civitas tinha inicialmente algumas semelhanças políticas com a polis grega, onde dentro de seu território, os cidadãos participavam do governo.
2-DESENVOLVIMENTO:
2.1-Formação do Estado:
Para Dalmo de Abreu Dallari, temos dois grupos de teorias sobre a formação do Estado esses grupos derivando das teorias sobre a origem da sociedade já apresentadas na introdução, o primeiro grupo, formado pelas teorias que afirmam a formação natural ou espontânea do Estado. O segundo grupo de teorias, sugere a formação contratual dos Estados, neste grupo há uma crença de que a vontade dos homens levou à criação do Estado. Dentro dos grupos, os autores das teorias divergem sobre as causas, somente concordam com entre eles na formação natural e na formação contratual, respectivamente.
2.2-Causas da Formação do Estado:
Dentre as teorias não-contratualistas que Dallari considera as mais expressivas, e seguindo o pensamento de Maluf
2.2.1-Origem Familiar:
Teoria Patriarcal: afirma que o estado deriva uma família, em que a maior autoridade fosse o Patriarca. Para uma parte dos teóricos que apoiam a teoria patriarcal, os primeiros Estados e as famílias patriarcais tinham as mesmas características: unidade do poder, direito de primogenitura, inalienabilidade do domínio territorial etc. Pois a partir de uma família, seriam formados grupos de famílias, e desses grupos formariam as comunidades que formariam o Estado.
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