AS TÉCNICAS DE ESTUDO
Por: Jason Monteiro • 29/1/2018 • Relatório de pesquisa • 1.711 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
TÉCNICAS DE ESTUDO PARA
PASSAR EM CONCURSOS JURÍDICOS
Jason Gomes Monteiro
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MOTIVAÇÃO 3
3. DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO 4
3.1 Elabore um Programa de Estudo Mensal 4
3.2 Procure Manter o Equilíbrio 5
3.3 Priorize a Qualidade do Estudo 6
3.4 Aproveite o Tempo Inútil 6
4. TÉCNICAS DE ESTUDO 7
4.1 Desperte o Interesse pelo Assunto 7
4.2 Aprenda a Transmitir o Conhecimento 7
4.3 Estude de Maneira Inteligente e Objetiva 8
1. INTRODUÇÃO
Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos. Por isso, uma preparação adequada para a obtenção de êxito envolve uma serie de fatores aliado ao estudo das matérias, dentre os quais: motivação, regularidade, organização, disciplina, equilíbrio, perseverança e técnicas corretas de estudo.
No entanto, não existe formulas magicas. É fundamental ter em mente que o conhecimento das disciplinas a serem cobradas é indispensável para a aprovação. As dicas sugeridas a seguir servem apenas como um complemento para facilitar o percurso e torná-lo o mais curto e breve possível.
2. MOTIVAÇÃO
Antes de mais nada defina e materialize seus objetivos.
Não há conquista sem sacrifício. Cada escolha significa uma renuncia. Para alcançar algo novo, você precisará abrir mão de algumas coisas.
Qual o seu objetivo? Materialize-o. Por trás da vontade de conseguir passar em um concurso público existe sempre um ideal, um sonhou um objetivo maior. Para se dedicar horas a fio ao estudo, abrindo mão de uma serie de interesses, é importante que você tenha definido de forma bem clara e concreta qual é este objetivo maior.
O sonho é o combustível que te dará energia necessária para cumprir todo o percurso. Todo sonho tem um preço. Você pode realizar qualquer sonho, desde que pague o preço.
Apaixone-se pelo o processo de aprendizado. A vontade de se preparar deve ser maior que a vontade de vencer.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio. Quem não quer fazer nada encontra uma desculpa.
Sorte ou azar é uma questão de ponto de vista. Tudo depende de como os acontecimentos são encarados.
“Eu machuquei e tive de disputar várias partidas com dor, mas por causa disso treinei mais duro e me superei. Por causa da dor sou um jogador melhor. Na hora ninguém diz: que sorte me machuquei” (Ricardo, campeão olímpico de vôlei de praia. Revista Época, 6/9/2004, n. 329).
O psicólogo britânico Richard Wiseman desenvolveu o primeiro trabalho exaustivo sobre o tema ter uma atitude mental positiva e concluiu que os sortudos eram otimistas, tinham iniciativa própria e atitude proativa, além de atenção para as oportunidades que surgiam diante de seus olhos. Os desafortunados que, a partir de certo momento, adotaram certas reações de vencedores passaram a ter mais sucesso.
Coisas boas costumam acontecer com aqueles que se considerem sortudos. O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação. Mas lembre-se, ninguém conseguirá ser aprovado sem se preparar de forma adequada.
3. DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO
A disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações. Organização e disciplina permitem que você desempenhe todos os seus papeis.
3.1 Elabore um Programa de Estudo Mensal
Quando desejamos chegar a algum lugar, é fundamental sabermos qual caminho iremos percorrer. A caminhada de quem está preparando para um concurso público deve começar com a elaboração de um programa de estudo.
Tao importante quanto elaborar um plano de estudo é cumpri-lo à risca. Por isso, você deve prepara-lo de acordo com o tempo que realmente tem disponível para estudar.
Não adianta enganar a si próprio. É melhor começar devagar e aumentar progressivamente, do que programar algo que você não consegue cumprir e acabar desistindo de algum tempo.
O ideal é estudar cada matéria no período de 50 minutos a 2 horas. Após esse período, faça um pequeno intervalo.
Tente estudar mais de uma disciplina por dia e não fique mais de 15 dias sem estudar as principais. Lembre-se que na prova todas serão cobradas de uma só vez.
Para se criar um programa eficiente de estudo temos os seguintes critérios:
1º - escolher a matéria a ser estudada de acordo com o conteúdo a ser ministrados nas aulas. Estudar o assunto ministrado no curso, no máximo, 24 por 48 horas após a aula. Seu percentual de assimilação é muito maior,
2º - estudar os temas mais cobrados nos concursos. No Direito Constitucional, por exemplo, geralmente as matérias mais cobradas são: controle de constitucionalidade e diretos fundamentais. Para identificar os assuntos mais importantes, analise as provas de concursos anteriores;
3º - todas as disciplinas devem caminhar juntas. Faça um programa equilibrado, mas priorizando as disciplinas mais importantes para o concurso que você pretende fazer;
4º - leia sempre os informativos do STF – Supremo Tribunal Federal – e, se possível, do STJ – Superior de Justiça –, dando atenção às decisões mais relevantes;
5º - tenha pelo menos um livro como base para cada disciplina. Como nenhum livro é completo, os temas que não forem tratados por ele devem ser complementados com outros materiais de apoio;
6º - defina o tipo de concurso que pretende fazer – federal, estadual ou na área trabalhista, magistratura, delegado etc. –, analise os tópicos do edital dos concursos anteriores e compare com o índice do livro que irá escolher como base.
3.2 Procure Manter o Equilíbrio
Este é o momento oportuno para refletir sobre vários aspectos de sua vida e traçar um novo caminho a ser percorrido.
A vida possui varias dimensões que precisam estar em harmonia para que você consiga obter o máximo de rendimento. Ainda que nesse momento a prioridade seja o estudo voltado para a aprovação do concurso público, é necessário não descuidar da saúde física, mental e espiritual, do convívio com a família e amigos, ter momentos de lazer e descontração. Tudo isso contribuirá para uma vida saudável e para um melhor rendimento nos estudos.
...