ATPS de Teoria Geral do Processo
Por: Debora05 • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Evolução das Instituições e do Pensamento Politico IV
-Instituições e Pensamento Político na Idade Contemporânea
Chama-se Idade Contemporânea o período que vai da Revolução Francesa de 1789 até os nossos dias.
Essa fase pode ser subdividida em: Época da Revolução Francesa; Era do Liberalismo; Decadência do Liberalismo; E o Século dos totalitarismos.
-A Revolução Francesa
A Revolução Francesa, que se inicia com a tomada da Bastilha, na data de 14 de julho de 1789, em Paris, França, põe fim ao regime antigo e se estende até 1799.
Esse período pode ser subdividido, conforme seu desenvolvimento politico, em quatro fases:
- Fase Constitucional ou da Assembleia Nacional Constituinte;
- Fase Republicana ou da Convenção Nacional;
- Fase Ditatorial ou do Comitê da Salvação Publica
- Fase da Reação Burguesa ou do Diretório.
-A fase constitucional.
O rei Luís XVI abriu a Assembleia dos Estados Gerais, reunindo 300 representantes do clero, 300 da nobreza e 600 membros da burguesia. O voto seria “por ordem” e contra isso insurgiu a burguesia, exigindo a votação per capita. O rei a principio se opôs, mas, diante das ameaças proferidas pelos membros da burguesia resolveu ceder.
Em setembro de 1791, foi publicada a Constituição. O poder Legislativo caberia a uma Assembleia Nacional; o Executivo, ao rei, que tinha direito de veto sobre as decisões da Assembleia.
-A Fase Republicana
Na Assembleia Legislativa os deputados da Gironda, Danton, Desmoulins, Roland e Condorcet, iniciaram a luta pela republica. Nessa época, o rei Luís XVI era casado com a princesa austríaca Maria Antonieta. Este planejava invadir a França, para restaurar a monarquia absoluta.
- O pensamento politico na época da revolução francesa e da contrarrevolução
A Revolução Francesa, como todo movimento armado, não foi funda em trabalhos intelectuais sobre Politica. Caracterizou-se mais pela ação, revelando-se a pratica politica em concreto.
-Instituições e pensamento politico do liberalismo.
Da ideia de liberdade nasceu o termo liberalismo, que teve uma expressão politica, econômica, social, filosófica e ate psicológica.
Como ideia politica, foi sinônimo de democracia; como filosofia, liberdade de pensamento e crença; em economia, liberdade de profissão e de comercio; socialmente, representou o desejo de mandar em seu próprio destino, ligando-se a causa da independência das antigas colônias inglesas, espanholas e portuguesas.
-O movimento de independência na América do Norte.
As ideias das revoluções inglesas frutificaram na América do Norte, onde emigraram os Puritanos após a morte de Cromwell e com a Restauração dos Stuarts na Inglaterra. Eles se consideravam aptos para fundar no Novo Mundo uma Nova Canaã.
- Os movimentos autonomistas na América Latina
As ideias iluministas que levaram a Revolução Francesa na Europa influenciaram na América Latina a formação dos movimentos pela independência.
-O principio das nacionalidades.
Por volta de 1830, os ventos do movimento libertário americano chegaram a Europa, que passou a se entusiasmar pelo principio das nacionalidades, segundo o qual a cada nação tem o sagrado direito de ter autonomia e autodeterminação.
...