Aula de Direito Penal
Por: philomena • 30/4/2020 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Caso concreto 1
a) Sim. De acordo com o artigo 327, caput, Ronaldo é funcionário público para fim penal, pois exerce uma função pública, ainda que transitória.
b) Crime de corrupção passiva consumada, mesmo sem ter recebido a vantagem, pois trata-se de crime formal.
Caso concreto 2
a) DESACATO = consiste em ofensas praticadas na presença do funcionário público vítima;
DESOBEDIÊNCIA = É a oposição a uma ordem legal de funcionário público;
RESISTÊNCIA = consiste na desobediência a ordem legal praticada com emprego de violência ou ameaça ao funcionário público.
b) Flaviano bom de tinta responderá pelo crime de resistência qualificada do artigo 329 §1º e pelo artigo 65 da Lei 9.605 de 1998 que refere-se a crimes ambientais, por ter pixado.
Caso concreto 3
a) A capitulação da conduta de Lauro está incorreta, pois Lauro auxiliou Arnaldo após ele ter praticado o crime de roubo, logo, não houve concurso de pessoas referente ao crime de roubo.
b) Não possui relevância a inimputabilidade de Arnaldo, respondendo pelo crime de favorecimento Real artigo 349, Código Penal. Basta que o autor pratique um fato típico e ilícito para que o agente responda pelo crime posterior, sendo dispensada a culpabilidade do autor do crime anterior.
Caso concreto 4
a) Crime de latrocínio consumado súmula 610, STF, o latrocínio se consumou com a morte da vítima, ainda que não tenha ocorrido a subtração patrimonial. É um crime hediondo.
b) De acordo com o artigo 112 da LEP, alterada pela Lei nº 13.964\2019. O réu poderá progredir do regime fechado para o semiaberto após o cumprimento de 50% da pena em concreto.
Caso concreto 5
Romualdo deverá responder pelo crime de tortura-castigo pois causou intenso sofrimento físico a criança possuindo autoridade sobre ela.
...