AÇÃO ANULATÓRIA DE LANÇAMENTO, C/C PEDIDO DE EMISSÃO DE CERTIDAO NEGATIVA E ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA
Por: renatofazanaro • 28/4/2015 • Seminário • 888 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO _ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO PAULO – SP
AB Ltda., pessoa jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ sob o nº (...) e com sede na rua (endereço), no munícipio de Taubaté – SP, vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado signatário, (procuração anexa), com escritório para recebimento de intimações e publicações na rua (endereço – art. 39, I, do CPC), propor contra o Município de São Paulo – SP, cujo procurador pode ser localizado na rua (endereço), a presente:
AÇÃO ANULATÓRIA DE LANÇAMENTO, C/C PEDIDO DE EMISSÃO DE CERTIDAO NEGATIVA E ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA
- DOS FATOS
A autora, estabelecida na cidade de Taubaté – SP, foi notificada, em 01/03/2008, pelo município de São Paulo – SP, ora réu desta ação, para recolher o ISS relativo aos serviços de transporte escolar realizados entre os munícipios citados, no período de 01/01/2003 a 31/12/2007 (documentos anexos).
Ocorre que o tributo não foi pago, tampouco oferecida impugnação administrativa.
A autora precisa, urgentemente, de certidão de regularidade fiscal participar do procedimento licitatório no município de São Paulo, conforme documentação anexa.
A execução fiscal foi proposta em 10/08/2008, com base na certidão de dívida ativa lavrada em 10/05/2008.
- DO DIREITO
Conforme relatado, o réu exige da autora ISS relativo à prestação de serviços de transporte intermunicipal. Todavia, é cediço que a competência para tributar essas operações é do Estado, consoante art. 155, II, da Constituição Federal, verbis:
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
(...)
II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;
(...)
A competência estadual, prevista nesse dispostivio constitucional, afasta a competência dos Municípios, como disposto no art. 156, III, da CF, verbis:
Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
(...)
III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar.
(...)
Destarte, infere-se que a cobrança de ISS promovida pelo Município de São Paulo – SP é indevida. Ademais, considerando que não há obrigação tributária e que o lançamento efetuado é nulo, inexiste débito tributário, de modo que deve ser fornecida a certidão negativa, nos termos do art. 205, parágrafo único, do CTN:
Art. 205.(...)
Parágrafo único. A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 10 (dez) dias da data da entrada do requerimento na repartição.
Assim sendo, deve ser dado provimento à presenta anulatória, determinando-se a imediata emissão da certidão negativa.
- DA TUTELA ANTECIPADA
O artigo 273 do Código de Processo Civil exige para que se conceda a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional a presença de prova inequívoca e a verossimilhança das alegações, bem como o receio dos possíveis danos irreparáveis (fumus boni iuris e periculum in mora, respectivamente).
...