AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA.
Por: Mariana Marcelo • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 1.401 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DO FORO DE CAMPINAS-SP.
MARINALVA DOS SANTOS FIGUEIRA, divorciada, aux. de escritório, inscrita no RG nº 55.555.444-1, e no CPFMF nº 000.333.777-99, residente à Av. Perimetral, nº 400 Campinas-SP, com endereço eletrônico msf@msf.com.br, devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, por sua advogada e bastante procuradora que a esta subscreve, vêm respeitosamente perante Vossa Excelência, , com fulcro no artigo 319 e 320 do Código de Processo Civil de 2015, e o procedimento previsto nos artigos. 497 c/c 537 e seguintes do mesmo Diploma, propor a presente AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA.
Em face da Fazenda Pública do Município de Campinas-SP, pessoa jurídica de Direito Público interno, na pessoa de seu procurador legal com endereço à (rua, numero, bairro, cidade, estado, CEP) e da Fazenda do Estado de São Paulo, pessoa jurídica de Direito Público interno, na pessoa de seu procurador legal com endereço à (rua, numero, bairro, cidade, estado, CEP), pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I – DOS FATOS
- Na data de 15/10/2014, a Requerente sofreu acidente automobilístico e após longo período de internação no Hospital Vila Verde, a mesma foi informada que ficaria tetraplégica. Tendo em vista o longo período de angústia diante da notícia recebida pelos especialistas, a Requerente recorreu a orientação médica a qual recebeu a prescrição do uso de cadeiras de rodas motorizada, mediante laudo fornecido.
- Portanto, por não ter condições financeiras, a parte Requerente precisa com urgência, receber a cadeira de rodas motorizada para garantir sua qualidade de vida diante do triste fato ocorrido, mantendo melhor sua saúde e dignidade.
II – DA JUSTIÇA GRATUITA
- Inicialmente, requer sejam concedidos os benefícios justiça gratuita, tendo em vista que as condições financeiras da Requerente serem inferiores, não possuindo rendimentos suficientes para arcar com as custas e despesas processuais sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, com amparo na Lei nº 1.060/50 e posteriores alterações.
III- DO DIREITO
- A necessidade de a Requerente receber dos Requeridos a cadeira de rodas motorizada conforme o laudo apresentado pelos especialistas médicos que a acompanharam, é pressuposto de dignidade humana e saúde, e a concessão por parte dos Requeridos é prevista na Constituição Federal, como, conforme disposto no art. 196 da CF: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
- Assim, também dispõe o art. 198 parag. 1º da CF: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes. Parág. 1. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
- Conforme o também disposto na Lei nº 8.080de1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, regulamenta o direito à saúde e determina em seu art. 2º que “ A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.”
- Além disso, a Requerente necessita da cadeira de rodas motorizada para que obtenha dignidade de se locomover em seu dia a dia, e não dependa de terceiros, bem como mantenha sua autoestima elevada. A CF dispõe sobre a dignidade humana em seu art. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
III - a dignidade da pessoa humana;
- Sendo assim, torna-se imprescindível o auxílio dos Requeridos em relação à Requetente, diante da necessidade comprovada pelos exames e laudos, bem como a responsabilidade dos mesmos oferecerem a dignidade à pessoa humana, que no caso em tela é a Requerente que perdeu seus movimentos no trágico acidente.
IV – DA TUTELA ANTECIPADA
- Diante da situação física e emocional da Requerente, requer seja concedido a antecipação da tutela para assegurar o quanto antes o direito à obtenção da cadeira de rodas motorizada, de acordo com o que dispõe o Art. 497 do NCPC- Na ação que tenha por objeto a prestação de fazer ou de não fazer, o juiz, se procedente o pedido, concederá a tutela específica ou determinará providências que assegurem a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente. Parágrafo único - Para a concessão da tutela específica destinada a inibir a prática, a reiteração ou a continuação de um ilícito, ou a sua remoção, é irrelevante a demonstração da ocorrência de dano ou da existência De culpa ou dolo.
IV- DOS PEDIDOS
- Diante do acima exposto, requer:
- A concessão da liminar para antecipação dos efeitos da tutela, para que seja expedido o mandado para cumprimento dos Requeridos fornecerem a cadeira de rodas motorizada, conforme especificações, sob pena de multa diária pelo descumprimento a ser fixada pelo M.M juízo;
- Os benefícios da justiça gratuita em razão de a Requerente ser pobre, com fundamento na Lei nº 1.060/50;
- A prioridade na tramitação dos procedimentos judiciais, tendo em vista a condição de saúde da Requerente com base no art. Art. 1.048, I do NCPC;
- A citação dos Requeridos para que apresentem resposta no prazo legal, sob pena dos efeitos da revelia;
- A condenação dos Requeridos ao pagamento de custas e despesas processuaais;
- Seja o pedido julgado procedente para cumprir os Requeridos solidarmente o fornecimento da cadeira de rodas motorizada conforme especificações sob pena de multa diária pelo descumprimento a ser fixada pelo M.M juízo, convertendo-se em definitivo a antecipação dos efeitos da tutela.
Pretende provar o alegado com provas de direito admitidas, tais como depoimento pessoal, testemunhal, pericial, entre outros.
Dá – se a causa para efeitos fiscais o valor de R$_____.
Termos em que,
Pede deferimento
Local, 21 de Agosto de 2015.
Advogado, OAB
...