TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

O Sindicato dos Motoristas, entidade de âmbito nacional, inscrita CNPJ nº 10.909.000/0001-77, e no Ministério do Trabalho sob o nº 9999999, com sede em no Centro do Guarujá- SP, por sua advogada constituída, conforme procuração in fine assinada (doc.01), com endereço profissional na Avenida Jesus de Castro I, Bairro: Pitangueiras, Guarujá/SP - CEP: 11395-999, local indicado para receber as devidas intimações nos termos do artigo 39, inciso I do Código de Processo Civil, propor a presente

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Com fundamento na Lei 9868/99, art. 102, I, a, da CRFB/88. O direito a gratuidade de justiça é um direito Constitucional garantido pelo art.5. Inciso LXXIV, da CRFB/1988, e essa nova Lei 13.467 da Reforma Trabalhista que tem como objetivo a redução de números de demandas na justiça, e principalmente através da gratuidade, se torna inconstitucional por devidos seus artigos.

As novas regras para concessão da Justiça Gratuita, fixam a exigência de comprovação da insuficiência de recursos e determinam que tem direito ao benefício apenas quem recebe menos de 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social – que em 2018 corresponde a R$ 2.258,32. Essas exigências acabam com a presunção de veracidade da declaração de hipossuficiência financeira, que era a prática consolidada da Justiça do Trabalho até então.

Por si só, as alterações criadas já representam um enorme retrocesso. Combinadas às demais restrições e perdas trazidas pela Lei da Reforma – seja em direito material ou em processo.

DA LEGITIMIDADE ATIVA E DA PERTINÊNCIA TEMÁTICA

Conforme o art. 103, inciso IX da Constituição Federal são legitimados ativos confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional, in verbis:

Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

IX - Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

Como escritos nos incisos I, V e IX do art.103, temos diante o exposto a legitimidade “especial”, que são aquelas que necessitam demostrar a pertinência temática, ou seja, a relação de adequação entre interesse especifico para o conteúdo da norma jurídica arguida como inconstitucional e cuja a tutela foram constituídos.

“ Segundo a jurisprudência deste excelso STF, a legitimidade ativa de agremiação partidária com representação no Congresso Nacional “não sofre as restrições decorrentes da exigência jurisprudencial relativa ao vínculo de pertinência temática nas ações diretas” (ADI nº 1.407-MC, Rel. Min. Celso de Mello, Plenário, DJ 24.11.2000). É o que a jurisprudência convencionou chamar de legitimidade ativa universal para o exercício da iniciativa de instauração do controle abstrato de constitucionalidade. Resta clara, portanto, a legitimidade do Partido Socialista Brasileiro para o ajuizamento da presente ação”.

VIOLAÇÃO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E FUNDAMENTOS

A nova reforma trabalhista vem para retirar esse direito adquirido da gratuidade de justiça, conforme os novos artigos:

“ 790-B, caput e §4º; 791-A, caput e §4º e, o §2º do art. 844, da CLT, esses sim são os objetos da ADI 5766, proposta pelo então Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, imputam aos trabalhadores, ainda que beneficiários da justiça gratuita, o ônus de arcar com pagamento de honorários de sucumbência, honorários periciais e custas processuais em caso de ausência injustificada do trabalhador na audiência. Ou seja, mesmo que autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com