CADERNOS METODOLOGICOS
Por: ederjan • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 519 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ-UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA NO DIREITO I
PROFESSOR: ROBERTO DEITOS
ACADEMICA:
CADERNOS METODOLÓGICOS
SÍNTESE DOS CAPÍTULOS 5 E 6
Conhecimento
Robinson Tramontina
5.1 O PROCESSO DO CONHECIMENTO:
CARACTERIZAÇÃO
Segundo TRAMONTINA, as pessoas estão situadas em um contexto e precisam compreendê-lo e explicá-lo para melhor adaptar-se.
A realidade precisa ser desvendada para acalmar o pavor do desconhecido. Se não conhecemos algo, significa que não dominamos, ainda não possuímos e somos ignorantes. Porém ao dominarmos ou tomarmos posse do que não tínhamos conhecimento, sentimos segurança e conforto, trazendo a tona o prazer da descoberta. Podendo esta, estar relacionada a novos amigos, como também informações sobre o mundo.
O autor menciona o conceito de conhecimento segundo (ALVES, 2002, p. 45) Conhecer é “reduzir o desconhecido ao conhecido”. Robinson afirma que quando o homem conhece algo se ajusta, dominando, esclarecendo, interferindo e modificando esse algo.
O ser humano tem consciência que salvo raras exceções, durante toda nossa vida teremos muito a aprender e ir a busca do conhecimento. Assim, conforme o autor esclarece no capítulo 5, o conhecimento supõe previamente uma apropriação do que não se tem posse.
5.2 A REALIDADE E SUAS ESTRUTURAS DE ABORDAGEM
Ainda segundo autor, a realidade “é aquilo como as coisas são”. A leitura do real de algo, um objeto, por exemplo, permite visões e interpretações diferentes. Dependendo do expectador e sua relação com este, podendo até abordar questões de ambigüidades.
A realidade pode ser acessada de varias maneiras devido aos seus diversos níveis. De forma tradicional, para o autor existem quatro abordagens para interpretar a realidade: Senso comum, que surge com as experiências diárias, através das soluções dos problemas; o conhecimento filosófico que diz que por conseqüência, o próprio conhecimento serve como ponto de partida e objeto de conhecimento. Algumas de suas características, através de traços da filosofia: reflexiva; sistemática; racional; crítica.
5.2.3 Conhecimento religioso
Aborda dois princípios fundamentais: A existência de um ser divino; e a crença no mesmo. Podendo ser: revelado que age com a razão; dogmático e inquestionável, segue princípios sagrados incontestáveis; e infalível, pois sua natureza não permite erros.
5.2.4 Conhecimento científico
O autor evidencia que “Não existe uma ciência, mas varias ciências.” Algumas das principais características do conhecimento das ciências reais: Factual, que trata de fatos reais; analítico, que decompõe detalhadamente as partes de uma fato; dentre outros como, claro e preciso; verificável; metódico; sistemático; universal; explicativo; por fim, falível e hipotético.
5.3 A INTERAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS SABERES
Na visão do autor “A fé, independe do credo, é uma constante. A humanidade necessita de crenças dessa natureza para orientar sua existência. O conhecimento filosófico, por suas características, auxilia para questionar as próprias concepções da realidade. Por fim, a ciência pretende garantir uma compreensão rigorosa e detalhada dessa realidade.” Portanto, conclui-se o capitulo 5, enfatizando que o ser humano precisa dos diferentes tipos de conhecimentos para uma melhor compreensão de si e do mundo.
...