TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTA PERO VAZ CAMINHA

Por:   •  13/4/2015  •  Bibliografia  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 3

Referencia biografica

Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Alvares Cabral , nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1450 (dia e mês desconhecido) , filho de Vasco Fernandes de Caminha, cavaleiro do duque de Bragança. Foi cavaleiro das casas de D. Afonso V (1438-1481), de D. João II (1481-1495) e de D. Manuel I (1495-1521).

Casou-se com D. Catarina Vaz, com quem teve uma filha, Isabel De Caminha. e falecido na cidade de Calicute (Índia) em 15 de dezembro de 1500, assassinado por Mouros.

Escreveu A “Carta de Caminha” ou “Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, entre os dias 26 de abril e 2 de maio de 1500, em Porto Seguro, e   levada para Lisboa por Gaspar de Lemos, comandante de um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral, mas foi encontrada somente no  século XVIII ,por José de Seabra da Silva (1732-1813), ministro e guarda-mor da Torre do Tombo.  Porém Só foi publicada em 1817 na obra Coreografia Brasileira escrita pelo sacerdote, geógrafo ne historiador Português Manoel Aires do Casal, conhecido como Padre Aires do Casal.

Referencia bibiliografica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pero_Vaz_de_Caminha

http://www.vestibular1.com.br/resumos_livros/a_carta_a_el_rei_d_manuel.htm

APRECIAÇÃO - INICIO

A viagem que culmina no descobrimento do Brasil ,se inicia quando a  frota de navios portugueses saiu de  Belém-Portugal no dia 9 de março, chegando as ilhas canárias no dia 14 , e no dia 22 à ilha de São Nicolau. No dia 21 de abril, avistaram sinais de terra. E foi no dia 22 de abril  é que realmente houve a  vista da terra, no qual chamaram de Terra De Vera Cruz, e ao monte alto , Monte Pascoal .

A carta escrita por Pero Vaz de Caminha, relata e oficializa o descobrimento do Brasil, com detalhes minuciosos de tudo o que encontrou nas terras, como: fauna e flora, paisagens , habitantes (indíos), ele cita a carta como num diário , dividindo em dias , inclusive indicando as horas que tudo acontecia.

 “Senhor: Posto que o capitão desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que nesta navegação agora se achou, não deixarei também de dar minha conta disso a Vossa Alteza, o melhor que eu puder, ainda que – para o bem contar e falar – o saiba fazer pior que todos.”

O intuito da carta é enviar informações reais ao então Rei de Portugal D. Manuel I, como pode-se averiguar no trecho citado .

Conforme Carlos Eduardo de Soveral, no Dicionário de Literatura,  A Carta de Achamento do Brasil é  :

 “ o mais vivo testemunho relativo ao reconhecimento oficial da terra de Vera Cruz. Nela se patenteia com pitoresco inexcedível a impressão que no civilizado, saído da Idade Média, infunde o espectáculo genesíaco, e também, especialmente, o atractivo que a mulher indígena exerce na forte compleição do português.Com esta Carta se pode considerar de algum modo inaugurado o ciclo do bom selvagem, ou do primitivismo, que encontra a maior expressão na obra de J. J. Rousseau. Datada de 1 de Maio de 1500, só em 1817 foi impressa pela primeira vez”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com