CRIMES CIBERNÉTICOS - PSICOLOGIA JURÍDICA
Por: Jaqueline Camargo • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
UNIVERSIDADE
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Curso: Direito
Disciplina: Psicologia Jurídica
CRIMES CIBERNÉTICOS
Atualmente, devido à maior complexidade em fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial , criminosos vêm concentrando esforços na exploração de usuários mais vulneráveis.
Dentre os crimes cibernéticos que possuem mais vítimas na atualidade, podemos citar:
Mobile malware: que se trata de um vírus que pode se instalar tanto em computadores, como aparelhos móveis, e tem como objetivo roubar dados, seja senhas de usuário ou até mesmo dados bancários.
Aplicativos maliciosos: aplicativos que quando baixados pelos consumidores roubam dados do aparelho celular ou para enviam mensagens de texto com cobrança adicional sem que os consumidores saibam.
Lojas virtuais falsificadas: Estas lojas oferecem um produto com o preço bem abaixo do valor de mercado. Porém após o pagamento o produto não é entregue, e em muitos casos o site é excluído. Esse crime tem maior repercusão na Black Friday e no Natal.
Phishing: Neste caso a pessoa recebe um e-mail informando que ganhou um ganhou um prêmio e para o recebimento deste prêmio é preciso repassar os seus dados. Ocorre também casos em que criminosos se passam por instituições bancárias, e ao preencher seus dados bancários o roubo é efetuado.
Os crimes virtuais são os mais variados possíveis, dentre os que são mais praticados nas redes sociais podemos citar: Criação de perfis falsos, divulgação de materiais confidenciais de terceiros, difamação, calúnia, insultos, pedofilia, incitação ao crime, ato obsceno, e preconceito e discriminação.
Conforme a Pesquisa intitulada como “Pesquisa de Crimes Eletrônicos 2014 que foi efetuada pelo FecomercioSP, 18% de 1 mil pessoas entrevistadas já foram vítimas de algum crime virtual. Verificou-se também que 80,8% de pessoas que sentem medo de serem vítimas de algum crime digital , mas somente 65,6% destes, utilizam meios para se prevenir contra o roubo de senhas e a invasão de computadores.
É de extrema relevância que haja uma conscientização dos riscos que existem no meio virtual, tendo muita cautela no fornecimento de dados pessoais seja em sites ou em redes sociais.......................
REFERÊNCIAS:
http://www.crimespelainternet.com.br/tipo-mais-comuns-de-crimes-virtuais/
http://www.fecomercio.com.br/pesquisas/estudos/tecnologia-da-informacao-e-comercio-eletronico
http://veja.abril.com.br/tecnologia/metade-dos-usuarios-ouvidos-por-pesquisa-acredita-que-empresas-de-internet-podem-compartilhar-seus-dados/
...