Carcere no brasil
Por: LETICIACARON • 20/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 748 Visualizações
LETÍCIA CARON BERTAGNOLI
ASPECTOS DO CÁRCERE NO BRASIL
Curitiba
2015
LETICIA CARON BERTAGNOLI
ASPECTOS DO CARCERE NO BRASIL
Projeto de Trabalho de Conclusão de
Curso apresentado a Faculdade Paranaense como requisito para elaboração da monografia de conclusão do curso de Direito.
Orientador: Profa .Dra. Amanda Paulin
Curitiba
2015
SUMÁRIO
-AGRADECIMENTOS
-RESUMO
-INTRODUÇÃO
- O CARCERE E A PENA- ASPECTOS E CONTEXTO HISTORICO
-TEORIA DA PENA
-ESPÉCIES DE CARCERE NO BRASIL
-PROBLEMÁTICA DO SISTEMA CARCERÁRIO
- PROJETOS E PROPOSTAS DE INOVAÇÃO CARCERÁRIA
-CONCLUSÃO
- REFERENCIAS
AGRADECIMENTOS:
O presente estudo, a mim é uma grande vitória, parto da convicção que nenhuma vitória se dá individualmente, até mesmo para celebra-la é necessário duas taças. Para tanto teço aqui meus sinceros agradecimentos;
“Ainda que eu caminhe pelo vale da sombra da morte, não temerei mau alguém, pois tu estas comigo, a tua vara e teu cajado me protegem,” SALMO 23:4
Primeiramente quero agradecer a Deus, quando coloquei Deus em primeiro lugar na minha vida, obtive inspiração para as mais árduas batalhas, quando caminhamos enlaçados ao Altíssimo, a força da Fé nos fortalece para enfrentar qualquer obstáculo. A conclusão deste trabalho acadêmico não seria possível sem o elã do poder divino.
A primeira pessoa no plano material a quem desejo não apenas agradecer, como também dedicar este trabalho acadêmico, é meu amado pai Murilo Bertagnoli; Em nome deste senhor é que travo todas as minhas batalhas, e quando estas travadas em seu nome e movidas pelo amor que ele me desperta não resta dúvida de um só caminho; O caminho da vitória.
“O amor de um pai, assim como o amor de Deus tem como marca o perdão, a misericórdia, segurança, carinho e conforto. Assim como aos pés do Senhor um filho perante o pai tem cuidado, proteção, repouso e salvação.”
Também gostaria de agradecer algumas pessoas que estiveram comigo nesta jornada e proferir meu carinho especial;
À minha amada mãe Lucrécia Caron Bertagnoli, que sempre zelou pelo meu bem estar físico, espiritual e mental;
À minha querida madrinha Jacinta Caron mulher de fibra, que tem sido o meu grande alicerce nesta jornada terrena, acredito que minha falecida avó Adaline tem operado através dela para o bem estar de todos os familiares inclusive meu; madrinha esta que emergiu por completo na jornada acadêmica e colará gral juntamente a mim perante esta instituição.
E por fim meu avô Dr. José Manoel de Macedo Caron e sua esposa Maria Luck, também grandes motivadores aos quais tenho grande afeto.
“1-Aquele que habilita no esconderijo do altíssimo, a sombra do onipotente descansará.
2- Direi do SENHOR: Ele é meu Deus ...... SALMO 91 COLOCAR AQUI
RESUMO:
Este trabalho acadêmico tem como objetivo realizar uma análise tanto em “strictu sensu” quanto em “latu sensu” referente ao sistema de cárcere no Brasil. O exórdio se dará por breve pincelada quanto aos prelúdios do tema, abordando o contexto histórico, bem como o desenvolvimento teórico e aplicacional da pena. Durante o desenvolvimento do tema far-se-á um breve compêndio no que tange as modalidades carcerárias e seus aspectos intrinsicos a ressocialização.
A problemática que norteia o estudo, são os dados inerentes a um modelo de Sistema Carcerário que leva em seu âmago um índice de falha e precariedade extremo, marcado por superlotação, deficiência em condições de saúde e higiene, violência, e entre outros fatores. Tais aspectos serão enumerados aqui como fatores da ineficácia do modelo de cárcere atual e ainda grandes agentes no baixo índice de ressocialização.
O cárcere hoje no Brasil na visão desta estudiosa não apenas se tornou uma escola de modalidades infracionais, como ainda uma grande afronta ao principio norteador de toda a norma jurídica no País, direitos estes salvaguardado pela norma suprema, a Constituição Federal de 1988, sendo este o principio da Dignidade da pessoa Humana, da escola dos Direitos Fundamentais.
INTRODUÇÃO
O Presente estudo tem como intento em seu íntero teor clarear e atentar para tal questão que à tempos vem sendo omissa. O cárcere no Brasil tem passado por tempos caóticos. Deve-se de imediato buscar uma reestruturação e correção de falhas para tais negligências apresentada pelo Estado, pois o atual regime aprofunda e pernícia uma série de questões decorrentes deste modo de instituto; dentre eles, aumento de criminalidade, que nos tempos de hoje é um fator social que não pode ser conduzido com indiferença.
...