Direito Civil VI – Sucessão
Artigo: Direito Civil VI – Sucessão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: direitom • 20/8/2013 • Artigo • 270 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
Direito Civil VI – Sucessão
Nós vamos estudar apenas o que acontece com o patrimônio da pessoa natural. Lembrando que a pessoa jurídica também tem patrimônio.
Patrimônio é o conjunto de todos os bens que a pessoa tenha e que possa ser medido em dinheiro. CUIDADO – Patrimônio é o conjunto de bens.
Existem direitos que são vitalícios (este acaba com a morte de seu titular, por exemplo o usufruto – quando da morte de seu titular o direito de usufruto não fica para ninguém) e direitos que são perpétuos – o segundo é aquele que não desaparece com a morte do seu titular. Quando a CF diz que é garantido o direito de herança, devemos lembrar que o direito da propriedade é perpétua, quando o seu titular morre ela deverá ficar com alguém.
Art. 1784 CC – O que significa “aberta a sucessão”? – É a morte. A abertura da sucessão ocorre no exato momento da morte. O inventário não cria herdeiro no direito, simplesmente teremos o reconhecimento de uma situação já existente, não nos tornamos herdeiros por causa do inventário, mas no momento da sucessão, ou seja, no momento da morte. Ex: nem todas as situações relacionadas à sucessão serão resolvidas pelo código novo, pois a lei que irá reger a sucessão será a do momento do óbito. No artigo o “desde logo” significa imediatamente.
Uma pessoa viva tem herdeiro? Não, pois só o morto possui herdeiros, o que temos são possíveis herdeiros.
Quem tem legitimidade para fazer testamento?
• Ter no mínimo 16 anos, não sendo interditado – e não precisa ser representado
...