Direito e Justiça
Por: Davi Carvalho • 12/9/2016 • Dissertação • 258 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Conclusão
Concluindo, a evolução dos pensamentos sobre justiça e direito tiveram forte influencia sobre filósofos mencionados ao longo do trabalho. Ao longo da história o conceito de Direito e Justiça entre civilizações se desenvolveu para se enquadrar melhor no anseio da sociedade por esses pilares. As bases de ambos foram solidificadas e repensadas por filósofos como Platão, Aristóteles e Hobbes.
Nos dias de hoje o conceito de justiça se resume no conjunto de normas morais de uma sociedade que busca igualdade entre indivíduos também prezando assegurar à liberdade dos mesmos, porém para que chegássemos na atual concepção, centenas de anos percorreram onde pontos cruciais da justiça foram discutidos.
Platão refletiu focando nas formas como o ser humano expressa a justiça interna e externamente, concluindo que que justiça consistia em que todos buscassem o bem comum para que a sociedade funcionasse melhor. Aristóteles conceituou justiça como equidade. Thomas Hobbes defendia a justiça como a manutenção de pactos, beneficiando o próprio Estado.
Divergentes muitas vezes, tais conclusões foram obviamente desenvolvidas à partir do contexto social em que todos esses filósofos viveram, o que nos mostra que o conceito de justiça para uma sociedade não só pode como sempre passa por transformações. O Direito mesmo sendo o conjunto das normas sociais para bom convívio nem sempre materializa em leis essas transformações no conceito de justiça na mesma velocidade que dogmas e paradigmas são quebrados socialmente. Desta forma concluímos que o Direito como sistema de normas passa por mudanças cedendo ao conceito de justiça da sociedade; porém esse é um fenômeno lento e gradual.
...