Direitos Humanos e Cidadania
Por: diegoallan_poa • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de avaliação a distância (AD) |
Unidade Aprendizagem: Direitos Humanos e Cidadania
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:
Questão 1:
No cotidiano, tomamos as palavras ética e moral como sinônimos, porém elas não podem ser confundidas. Observe a charge abaixo:
[pic 4]
Fonte: http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/08/kohlberg-e-o-amadurecimento-moral.html
Agora responda às seguintes questões:
- Qual o conceito de moral e de ética?
A moral tem caráter obrigatório, sendo um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, sendo adquirida pela educação, tradição e pelo cotidiano. A ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
- Em que a ética e a moral se diferenciam?
A diferença seria que ética é uma espécie de legislador do comportamento (moral) das pessoas. A moral é um objeto de estudo da ética, que é algo que vem de nós, trazemos de nossos ancestrais seus costumes e métodos de viver.
- Quem é o inquilino a que Mafalda se refere? Justifique sua resposta. (Vale 5,0 pontos)
O inquilino é seu subcociente que fala mais alto, mais conhecido como a ética. Pois sua mãe lhe educou e ensinou que não deveria pegar as coisas sem pedir, dando a ela moral.
Questão 2:
“Jovens de 13, 14 anos, sentados no chão úmido e sujo, respirando o ar poeirento, manuseando facões e outros instrumentos cortantes. Durante uma manhã inteira eles não se levantam, não bebem água e não vão ao banheiro, para não perderem tempo. Ao fim da jornada, cada um tem como saldo da lida meia tonelada de mandioca descascada sobre as pernas e os problemas crônicos na coluna e nos rins que o trabalho na casa de farinha lhes dá como “paga”, além dos R$ 20 semanais, em média” (DURAN, Sabrina. As piores formas de trabalho infantil: lista com as atividades profissionais mais degradantes para crianças e adolescentes ainda é ignorada em diversas regiões. Repórter Brasil. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/as-piores-formas-de-trabalho-infantil/).
...