Disciplina: Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
Por: Jeniffer Maria • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 487 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES
Disciplina:
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
Professor: Carlos Fabian
Tema:
O Anel de Giges
Alunos:
Daniel David da Mota Custodio
Brasília
2017
- E possível ser ético e justo quando não tem ninguém vendo?
Segundo o anel de Giges, ser uma pessoa ética e justa estiver o anel de Giges, em mãos nem todos as pessoas será, porque platão fala que tanto faz se colocarmos um anel desses no dedo de um homem justo, e outro no dedo de um homem injusto, o fato e que não encontraremos ninguém com temperamento o suficiente forte para permanecer fiel a justiça e a ética e resistir a tentação de se apoderar dos benefícios de outras pessoas. Quem seria suficiente insensato para permanecer fiel a justiça e a ética nos momentos em que tivesse nas mãos todos os poderes? Ninguém porque só se faz o bem por não ser poder fazer o mal. Assim não e possível ser ético nem justo quando não tem exatamente ninguém vendo, porque o ser humano ao ver outra pessoa, e não ficando mais sozinhas por medo de ser julgado ou algo do tipo, finge ser ético e justo.
- E possível ter a moral em nos mesmo, sem depender da circunstância, ou somos éticos só porque temos medo do julgamento, do olhar dos outros ou principalmente de punições legais?
Como a moral e o que orienta o comportamento do ser humano dentro de uma sociedade, a moral não e de nos mesmo a moral e adquirida, e ganhada com a sociedade, cultura, tradição e entre outras, o ser humano dependendo da circunstancia ele vai fazer coisas que estiver vontade e não o que a sociedade impõe, ou que tem a ver com moral varia de pessoa. Assim o ser humano so tem completamente moral quando, tendo o poder e estando livre da punição, ele age com base na moral. E sim éticos por ter medo do julgamento, do medo que iriam falar e principalmente das punições legais, e a conduta ética depende apenas do medo da punição que sera levado contra si e o que os outros iram pensar.
- Porque o ser humano e capaz caso tenha garantido o anonimato?
Porque assim ele vai saber que não terá ninguém vendo e que terá plena certeza que não será julgado por ninguém e nem pelas punições legais, assim o homem e levado pelo desejo de ter sempre mais e a lei que o conduzira ao respeito pela igualdade, pois não agiremos assim de bom grado por natureza, mas somente forçosamente. O ser humano será capaz de muitas grandezas como poder, gloria, conforto por exemplo se estiver absolutamente garantia so seu totalmente anonimato.
Brasília
2017
- O que você faria se encontrasse o anel de Giges ?
Se eu encontrasse o anel de Giges, eu faria coisas boas, e coisas que me agrada. Assim como Giges que antes era tido como um homem honesto, não foi capaz de resistir as tentações a que esse anel o submetia aproveitou seus poderes mágicos para entrar no palácio, seduzir a rainha, assassinar o réu, tomar o poder, exercê-lo em seu único e exclusivo benefício... Em relação a Giges não tiro o seu direito ele tinha um anel que favorecia a ele, e ele fez o que era melhor a ele, se eu encontrasse faria coisas boas, e as pessoas boas coisas boas e aos ruins coisas ruins daria o que era de qual para qual e o que fosse melhor para mim e a quem estivesse so meu lado, porque não importa o que você faça as pessoas sempre vão te julgar do mesmo modo.
...