ESTUDO DIRIGIDO LIVRO PSICOLOGIA JURÍDICA
Por: Lehiza Souza • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.672 Palavras (15 Páginas) • 424 Visualizações
ROTEIRO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
LIVRO: PSICOLOGIA JURÍDICA
CAPITULO 1: AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
- Quais são as sete funções mentis superiores que juntas elaboram a realidade psíquica?
As sete funções mentais superiores são:
- Sensação;
- Percepção;
- Atenção;
- Memória;
- Pensamento
- Linguagem;
- Emoção.
- Qual a diferença entre sensação e percepção?
Basicamente a diferença entre a sensação e percepção é que em uma (sensação) está relacionada diretamente com o fenômeno de levar informações relativas ao mundo exterior para o cérebro, no qual é gerado uma imagem mental; já a percepção está ligada a interpretação da imagem mental gerada pela sensação ou seja a percepção é o processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensórias são trazidos à consciência.
Sendo assim a sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo de captá-lo já a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmo estímulo ou outros semelhantes e que afetam a interpretação da sensação pelo cérebro.
- A emoção afeta a sensação. Esta afirmativa está correta ou incorreta? Por que?
Essa afirmação está correta, pelo fato de que as sensações podem variar de pessoa pra pessoa. Como cada um pode ser mais sensível ou não a certos aspctos como por exemplo a luz, calor, movimentos, cores, temporal entre outros, essas sensações serão seletivas a cada indivíduo.
- Faça a distinção entre limiar inferior e limiar superior.
Limiar inferior = captação de estímulos são levados em considerações a visão, audição, tato, paladar e a olfato; pode ser ignorado a informação pois são variáveis de pessoa para pessoa.
Limiar superior = leva em consideração a maneira de como nossa mente (experiências, expectativas, o estado emocional entre outros irá influenciar a captação e o processamento das informações captadas pelos mecanismos de recepções dos estímulos chegando até mesmo a bloquear essas sensações.
- Por que o estado emocional afeta a interpretação dos efeitos dos estímulos?
As emoções serão essências para entender como são desencadeadas as formas de reações de cada indivíduo, assim como os comportamentos; o que fica fácil de perceber que cada indivíduo tem uma intensidade sobre os estímulos em relação ao linear superior.
- De qual forma o álcool afeta a interpretação dos efeitos dos estímulos?
O álcool atua alterando a interpretação dos estímulos como por exemplo a noção de distância. Mesmo que a pessoa tome ciência do estimulo a reação será diferente ou inadequada ao seu comportamento sem a utilização da substancia, pois com a ingestão do álcool as sensações ficam prejudicadas/ alteradas no que tange a dificuldade de entendimento, podem vir a esquecer fatos ou até mesmo confundi-los.
- Quais os sete fatores que afetam a percepção?
Os sete fatores que afetam a percepções são:
- Captura visual;
- Características particulares do estímulo;
- Experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhante;
- Conhecimento do indivíduo;
- Crença e valores;
- Emoções e expectativas envolvendo o estimulo ou as circunstancias que o geram;
- A situação em que a percepção acontece.
- O que é a ilusão perceptiva? Cite três fatores que podem contribuir para essa ilusão.
Ilusão perceptiva é a percepção ou interpretações inadequadas aos estímulos, assim estabelece a discrepância entre o real e a percepção (interpretação).
Fatores que podem contribuir para uma ilusão perceptiva:
- Estado emocional;
- Experiências anteriores;
- Crenças e valores.
- Qual a relação entre os estímulos e a atenção para compor a figura na percepção?
Vários fatores vão influenciar os estímulos que serão levados ao cérebro para que seja processado e vire as nossas percepções, sendo assim o que nos chama a atenção será fundamental para selecionar esses estímulos, é o que chamamos de atenção seletiva, sendo o mecanismo de filtrar apenas os estímulos atrativos a nossa atenção que vão compor a figura da percepção.
- Cite os fenômenos que contribuem para a falta de atenção.
- Falta de compreensão
- Mecanismos inconscientes de defesa ( sons, cheiros etc..)
- Profunda concentração em alguma atividade faz com que o organismo não responda a novos estímulos.
- Quais os conjuntos de fatores que compõem a obtenção e a permanência?
- Características dos estímulos: Intensidade, novidade e repetição.
- Fatores internos aos indivíduos: necessidades e objetivos, coisas que proporcionam prazer, indícios de algo temido, esperado ou antecipado e etc...
- Por que dizemos que a atenção e memoria estão interligadas?
A memória reproduz conteúdos inconscientes por sinais, informações recebidas pelos sentidos que despertam a atenção. Se esta não acontecer, a informação não ativará a memória.
- Com relação à memória explique as seguintes frases. “ o juiz crê que quanto mais viva e emotiva tenha sido a situação, tanto melhor tem que ser recordada”. “Reviviam experiências ou imaginavam cenas com tanto ardor de vez em quando que mais tarde tinham dificuldades para distinguir as fantasias lembradas dos eventos reais”.
A veracidade de uma lembrança não prova que algo realmente aconteceu, por nítidas que sejam as imagens, elas não se encontram isentas de alterações com o tempo.
A memória é tanto uma reconstrução quanto uma reprodução destacando que não se pode ter certeza de que algo é real por parecer real, as memorias irreais também parecem reais.
- Por que dizemos que não há consenso quanto a hipótese de que as questões dolorosas são preferencialmente esquecidas ou de reprimir e depois recuperar a lembrança.
Coisas interpretadas como relevantes parecem ser lembradas com maior facilidade, ainda que o critério de relevância seja situacional e mediado pela emoção. Por esse motivo um grande acontecimento pode ser separado com relativa facilidade por alguns indivíduos e deixam sequelas inesquecíveis para outros.
...