Educação Socioambiental - CAMAPET Salvador
Por: Lisa Maria • 20/2/2019 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
Universidade Católica do Salvador
Educação Socioambiental
Patricia Martins Rocha Torres
Direito Matutino
Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental – CAMAPET
Camila Braga Viana do Espirito Santo
Joaquim Nobre Chagas
Lisa Maria de Sousa Barbosa
Tamiles de Menezes
Salvador-Ba
Maio-2017
Introdução
A Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental - CAMAPET fundada no ano de 1999 e registrada em 2005, composta por jovens e adultos catadores, da comunidade de Alagados/Itapagipe, foi criada a partir de um processo de incubação promovido pelo Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA durante os anos de 1999, 2000 e 2001, onde objetivo era à formação de um empreendimento, que possibilitasse a geração de trabalho e renda e inclusão dos catadores.
A cooperativa tem um papel essencial na vida das pessoas que participam na oportunidade de trabalho e renda, na modificação de comportamento e atitudes da população para com o tratamento dos resíduos sólidos; na diminuição dos impactos causados por esses resíduos, em córregos e praia e no praticar a cidadania.
Desenvolvimento
A ideia de criar a COOPERATIVA DE COLETA SELETIVA, PROCESAMENTO DE PLÁSTICO E PROTEÇÃO AMBIENTAL ocorre após um curso ministrado no Centro de Arte e Meio Ambiente. Através deste, emergiu a necessidade de fundar um espaço que pudesse promover uma educação socioambiental para os moradores da região.
Localizada na Rua Santos Titara, 22- Massaranduba, e gerida pelo Presidente Michel Almeida; Vice Presidente: Aleksander Santos, que também a incumbência de cuidar da logística da cooperativa, a CAMAPET tem o objetivo de promover a redução dos impactos ambientais, através da mudança de comportamento e atitudes da população local com relação ao trato dos resíduos sólidos, gerando trabalho e renda para os catadores de matérias recicláveis da comunidade da Península de Itapagipe. Realizando Educação socioambiental para o público infanto-juvenil e adulto, buscando recursos em supermercados, empresas, casas e instituições. O produto final, ou seja, o “lixo” transformado em novos bens de consumo é destinado para vendas em exposição ou oficinas.
A CAMAPET gera trabalho e renda inserindo jovens e adultos da região Itapagipana no mercado de trabalho. A instituição realiza o processo de formação através de cursos. Estes são ministrados pelos parceiros, entre estes, o SESI funciona como um dos principais mecanismos que, desenvolve a Educação Socioambiental para os cooperados, além de toda assistência os cooperados ainda contribuem com a Previdência Social.
...