TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Direito e Cidadania Proclamação da República

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

A consolidação do Estado reflete a imagem do país, traduzido através de processos sociais, econômicos, políticos, as quais produzem um conjunto de normas, leis e de instituições que dão a cara ao Estado brasileiro.

A consolidação do Estado brasileiro se deu no período compreendido entre a chegada da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808 e o da Proclamação da República (1889), tendo como principal personagem D. Pedro e não a guerra da colônia contra metrópole.

A Guerra de Canudos foi um confronto interno armado entre os integrantes de um movimento popular de cunho religioso, comandado por Antônio Conselheiro, contra o Exército. Marcou o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil. Essa guerra sacudiu a República nascente. Vale salientar que o modelo de organização social e a geografia dos sertões colaboraram para o crescimento e desenvolvimento dessa guerra.

Devido ao crescimento da pressão republicana e abolicionista, a política do Império interpretou que a questão era da competência da província baiana. Qualquer irregularidade, ilegalidade na conduta de Antônio Conselheiro e seu grupo, deveriam ser resolvidas pelas autoridades baianas, pois na ótica deles, Antônio não passava de um maluco.

Com a Proclamação da República, Antônio Conselheiro, bem como o seu movimento, passaram a ser interpretados como ameaças para a ordem constituída. A visão do poder central foi modificada.

Em 1893, Conselheiro e seu grupo se estabilizaram em Canudos, onde foi fundado o Arraial do Belo Monte e seu número de seguidores proliferou, tendo entre eles jagunços, andarilhos, vítimas da seca e ex escravos. Todos viviam sob um regime comunal e de religiosidade severa.

No final de 1896, ajudados pela topografia da região, os conselheiristas derrotaram as forças policiais baianas.

Em 1897, tropas do Exército se deslocaram para a região e também foi derrotado. Devido a esses fiascos, o Governo teve a fidúcia de que os integrantes do grupo estavam conectados ‘a restauração e que conspiravam contra a República. Desconfiava-se que o grupo estava sendo ajuda por poderosos locais que desejavam o retorno ‘a antiga ordem monárquica.

O Poder Estatal decretou que Canudos era um atentado ao progresso e a ordem, um estorvo no caminho do processo da República.

Outrossim, a opinião pública clamou por uma reação sólida e exemplar para a aniquilação dessa ameaça a República. Senadores e deputados, bem como estudantes exigiam a morte dos seguidores de Antônio Conselheiro.

Em outubro de 1897, as forças conselheiristas não resistiram as tropas do Exército e foram derrotadas, com um saldo de mais de vinte mil mortos.

Diante do exposto, firmou-se a consolidação do regime republicano e pôs fim a um eventual retorno da monarquia.

A Batalha do Avaí, conhecida como Dezembrada, foi travada em território paraguaio no ano de 1868, onde de um lado estavam brasileiros, uruguaios e argentinos e do outro lado os paraguaios. Trata-se de um conflito internacional, onde o Brasil, em solo paraguaio, saiu vitorioso na tentativa de retirada do governo do ditador Francisco Solano Lopez. Essa batalha serviu também para consolidar o Estado brasileiro junto aos seus vizinhos, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com