TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Neoliberal

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Neoliberalismo.

O neoliberalismo surgiu após a segunda Guerra Mundial, a partir da decada 1940, pela forte da crítica á intervenção do Estado na economia defendedo a absoluta liberdade no mercado, trazendo uma corrente de pesamentos e uma ideologia, sendo assim, julgando o mundo social e economico.

O neoliberalismo tem um conceito complexo que trouxesse varias criticas e varias tipos de pensamentos, a sua teoria foi baseada no liberalismo, que teve a origem nos Estados Unidos da América. Ele defende poucas intervenção que ocorre no governo no mercado de trabalho, dentro do neoliberalismo podemos conhecer varios pensamentos de grandes autores que participaram dessa corrente de pensamentos, os principais defensores do neoliberalismo que teve grande respeito nesse periodo que são Milton Friedman e Friedrich A. Hayeck,.

O Friedrich August Von Hayek era um socialista moderado, o modelo que após passa os anos abandonou, realizou varias criticas em suas obras, acreditava que a planificação da economia não poderia funciona, então ele defendia o livre mercado. Ele escreveu uma das maiores obras que foi " O caminho da servidão", foi essa obra que o fez uns dos maiores teórico liberal na época que tinha a teoria " Estado de Bem-Estar Social"( John Mynard keyness - 1983-1946). O Hayek instia em suas obras na idéia sobre a politica, sociais e economicas que derivava da impotância do uso do conhecimento na sociedade.

"É graças aos esforços harmônicos de muitas pessoas que se pode utilizar uma quantidade de conhecimento maior do que aquela que um indivíduo isolado pode acumular ou do que seria possível sintetizar intelectualmente. " ( Fonte: Livro. Neoliberalismo - de onde vem, para onde vai?, Autor. Reginaldo C. Moraes. Pag. 40).

O Prof. Milton Friedman escreveu o livro na decada de 1960 " Capitalismo e Liberdade" que se refere a economia, defendia os pensamentos neoliberal, que após a segunda guerra teve um grande levantamento "volto á cena", então ele começo a denúncia as principais inflações que estava ocorrendo, como os impostos elevados e os tributos excessivos, juntamente com a regulamentação das atividades economicas.

"Como ele mesmo escreveu em “Capitalismo e Liberdade", não era de fato capaz de oferecer uma regra clara quanto aos limites de intervenção governamental. Friedman atribuía a difusão do livre mercado e das idéias monetaristas a um reconhecimento tardio das conseqüências dos gastos públicos descontrolados e da inflação elevada. Vai¬se o gênio, mas ficam as idéias."(fonte:https://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/EdsonRonaldo/edson_toque12.pdf).

Uns dos primeiros países adota o sistema neoliberal foi Chile que começo a seguir a doutrina do neoliberal, pela direção do governo Pinochet ( 1973-1989) , ele aplico com um breve objetivo que foi conter a inflação e depois foi Inglaterra de Margareth Thatcher (a partir de 1979) e EUA de Ronald Reagan (a partir de 1980).

No neoliberalismo houve varios pontos negativos que acabou causando consequência, como perda de conquistas trabalhistas, alteração na legislação das aposentadorias, trabalhadores terceirizados , redução dos salários, e ausências de sindicato, e por este motivo ele foi muito criticado e acusado por prometer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com