Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos
Por: Vieira1978 • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Angelica B. Luz RA 8691304869
Damião Ribeiro da Silva RA 7420672334
Igor Fregatti RA 9902012183
Paulo Sergio Vieira RA 9902000578
Mayara Noceira RA 5669145737
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Prof. _______________
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
Direito a saúde e meio ambiente, estão ligados diretamente por motivos relevantes à todo ser humano, sendo que havendo deterioração do meio, os seres humanos sofrerão consequências na sua saúde.
A união, o estado, o distrito federal e os municípios tem como dever assegurar o atendimento básico de saúde, nem sempre com atendimento de qualidade, mas mesmo assim melhorando a vida da população.
Com a degradação do meio ambiente, já estamos sofrendo com a cobrança da natureza, não temos mais estações e está ocorrendo várias anomalias no mundo devido a falta de consciência do ser humano.
Se os governantes de todo o mundo não se conscientizar e não realizar os projetos definidos pela “ECO 92”, ”Conferência de Estocolmo” entre outra, teremos consequências para todo nosso planeta e para nossa saúde.
“Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
Na Constituição de 1.988, temos o artigo 196 até 200, que ampara toda a população do nosso país ao direito a saúde, sendo que, o nosso Sistema Único de Saúde é um exemplo para outros países se funcionasse conforme a constituinte.
A união destina parte das arrecadações para a saúde, mas vemos que o atendimento em hospitais e postos de saúde são deficitários, com médicos, enfermeiros e funcionários mal preparados.
O direito a saúde nada mais é que a arrecadação de dinheiro da própria população, por meio de impostos, para benefício dela mesma. Mas não estamos totalmente amparados devido a falta de administração e competência dos órgãos que fiscaliza o sistema, faltando médicos e remédios para a população.
A utilização do SUS teria que ser para todos, mas parte da população utiliza a rede privada por não haver garantia de atendimentos digno, rápido e exames em tempo dos pacientes serem diagnosticados.
...