Filosofia - Com base nas teorias
Por: Júlia Puhl • 1/6/2018 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Trabalho de Filosofia e Ética Geral.
Teoria Ética.
Aluna: Júlia Puhl Finger
Turma: 479
Curso: Direito – noite
Professor: Leonardo
Porto Alegre – RS, 04 de Junho de 2014.
Escolhi a Teoria do Relativismo Cultural porque vejo como a melhor explicação e situação social atual. Seu fundamento é na sociedade.
A teoria é sobre a natureza da moralidade, desafiando as crenças comuns e interpreta os juízos morais em termos de aprovação social. O bem e o mal, o certo e o errado são convenções estabelecidas em cada sociedade. Ela nasce dessas múltiplas concepções diferentes existentes na sociedade entre moral e ética.
Não existe um código moral correto, existem diferentes códigos morais que estão presentes nas sociedades. Esses valores são impostos e geralmente passados de geração em geração ou que são aprendidos com o convívio social. Quem determina se as ações são corretas ou não são as pessoas que naquela sociedade vivem, podendo variar de sociedade para sociedade.
O que para mim pode ser correto para outros pode não ser e vice-versa. Isso pode variar de acordo com as influencias que estão relacionadas como crenças, religião, costumes, atitudes, jeitos de agir...
Seria mera arrogância tentar julgar a conduta das outras pessoas. Deveríamos adotar uma atitude de tolerância em relação às práticas de outras culturas.
Temos como exemplo de caso concreto a legalização da maconha no Uruguai, cidade que faz fronteira com Brasil. Enquanto que lá é correto perante a lei, aqui continua sendo ilegal.
Um segundo exemplo é levar um caso a três advogados diferente, cada um deles dará uma resposta de acordo com suas convicções e visão sobre a situação.
Segundo relativistas culturais, a moral seria como um produto da cultura. Segundo sua formula “bom” significa que é socialmente aprovado. Podemos concluir que as pessoas percebem as outras culturas não como erradas, mas como diferentes.
...