Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Por: Allanny Emilia • 14/6/2018 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
INSTITUIÇÃO: Universidade Tiradentes
CURSO: Direito
DISCIPLINA: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
PROFESSORA: Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
ATIVIDADE: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
PROD.UTO: Produção textual – I Unidade ESTUDANTE: Allanny Emilia Costa Santos
IDENTIFIQUE E ASSINALE QUAL DOS CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS ABAIXO ESTÁ EXPRESSO NO TEXTO-BASE.
( ) GÊNERO
( ) ETNOCENTRISMO
( x ) CULTURA DO CONSUMO E MEIO AMBIENTE
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:
O curta metragem “A história das coisas” aborda de forma clara e direta o sistema linear do consumismo ,que está diretamente ligado com os impactos ambientais causados pela sociedade moderna .
A mídia por meio das publicidades cita “a moda” que as pessoas devem seguir, assim incentivando o consumismo exagerado e fortalecendo o sistema capitalista onde só visa a busca por lucros .
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman titulou esse fenômeno decorrente da atual conjuntura social como “modernidade líquida”, e uso do termo “líquido” faz referencia as constantes mudanças e a não conservação de sua forma por muito tempo que é o principal aspecto do estado líquido, essa ideologia representa muito bem os efeitos da publicidade sobre as pessoas.
Em seu fim, o curta desenvolve a ideia que é necessário a abolição do sistema linear atual e a criação de um novo sistema ,voltado para a sustentabilidade e desperdício zero. Portanto, somente através do consumo consciente a natureza terá a capacidade de fornecer seus recursos as futuras gerações e ao mesmo tempo atender e satisfazer as necessidades da atual sociedade.
...