INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE DIREITO OS SENTIDOS DAS PALAVRAS
Por: Nicead • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 824 Palavras (4 Páginas) • 455 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE DIREITO
OS SENTIDOS DAS PALAVRAS
Volta Redonda, 2016
Integrantes
Os Sentidos Das Palavras
- Palavras e Idéias
Depois da pesquisa realizada por Dr. Johnson O Connor do laboratório de engenharia humana de Boston e do Instituto de tecnologia de hoboken, Ivava Jersey chega se a uma conclusão que não é só um excelente vocabulário e grandes estudos que faz o ser humano vencer na vida depende também de outras qualidades como:
Clareza com as palavras usando as no tempo certo, com uso da verdade. Portanto com um vocabulário pobre, sem riquezas de conteúdo, o ser humano fica limitado a ter novos conhecimentos e se expressam de modo irracional como um verdadeiro animal incapacitado de pensar.
Na verdade é importante ter uma convivência com as palavras antes de dizê-las
- Vocabulário e Nível Mental
Costuma considera-se quanto maior é a capacidade intelectual. A riqueza do vocabulário é um instrumento útil para adaptação social e para comunicar com êxito com um leque mais alargado de pessoas.
O vocabulário usado para falar com um amigo e diferente daquele que é utilizado para falar com um superior hierárquico ou um desconhecido.
Nível mental é nossos pensamentos, é a nossa lógica e cognição é a nossa filosofia de vida, a criatividade e a capacidade de compreensão de qualidade de nossos pensamentos, conceitos e julgamentos, que podem se transformar em uma realidade feliz ou desastrosa.
- Polissemia e Contexto
As diferentes variantes de significados podem depender da afinidade etimológica do vocábulo em causa do seu uso metafórico e em ultima instancia do contexto em que se insere, onde, na pratica o termo fica monossêmico, assegurando desta forma a comunicação
O contexto é constituído por conjunto de circunstancias ( como o local e o tempo) que ajudam a compreender a mensagem, sem o contexto não faz sentido o texto.
Ex: Fonseca da Costa abandona a Loja.(Não fornece informação necessária para que o leitor consiga entender a mensagem)
- Denotação e Conotação
O sentido das palavras pode ser conceituado em conotação e denotação, ambas as denominações vêm sido remanipuladas e tendo novo conceito pela lógica e pela lingüística moderna de forma não muito clara e coincidentes. A conotação é o elemento que não varia o significado da palavra, elemento não subjetivo e que pode ser analisado fora do discurso, a conotação é formada pelos elementos subjutivos, que mudam segundo o discurso. Sendo mais claro, quando a palavra no seu sentido próprio, não figurado, no sentido usual, segundo o dicionário e que terá o mesmo significado para todos, essa palavra tem sentido denotativo, mas se a palavra não tem o mesmo significado para todos não por causa da interpretação de cada um, se a palavra não refere-se a um objeto do mundo extralingüístico, mas, sugere outra idéia ou lembra outra idéia por associação seu sentido e conotativo. Um exemplo disso é a palavra cão tem sentido denotativo quando se refere ao anima domestico, mas é considerado conotação quando se refere a uma pessoa sem caráter, temos também como exemplo as cores, o branco que seriam resultado de todas as cores no aspecto solar = denotação, mas, branco como pureza, inocência = conotação.
...