LIBERDADE PROVISORIA
Por: tania1234 • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ SUMARIANTE DO EGREGIO TRIBUNAQL DO JÚRI DA COMARCA DE FORMIGA-MG
Distribuição por dependência aos autos do processo nº X
FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, servidor público, residente na rua Timbiras, nº 1000, bairro Boa vista, na cidade de Formiga/MG, por seu advogado que esta subscreve (instrumento de mandato anexo), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 5º, LXVI da Constituição da República c/c artigos 310, parágrafo único, e 321 do Código de Processo Penal, apresentar pedido de LIBERDADE PROVISÓRIA, pelas razões de fato e de direito abaixo aduzidas.
I – DOS FATOS
Conforme os autos, o requerente fora preso em flagrante delito no dia 20 de março de 2011, por volta das 16:30 pelo cabo da PMMG, o Sr. Isaías Alves Botelho, que exerce suas atividades na 2ª Cia do Batalhão da Rotam, sob a alegação de disparo com arma de fogo em face da vítima Marcelo Nobre, ocasionando a morte do mesmo, o que resultou na sua autuação nas sanções dos artigos 121 do Código Penal.
Aparentemente, o auto de prisão em flagrante observou as formalidades legais previstas no CPP para sua lavratura.
Na presente data em virtude da sua prisão em flagrante delito o requerente encontra-se recolhido no Presídio da cidade de Formiga/MG.
Todavia, não merece prosperar a custódia cautelar, fazendo jus o requerente a concessão da liberdade provisória, como será fartamente demonstrado nas razoes abaixo invocadas.
II – DO DIREITO
Diz o artigo 310, parágrafo único do Código de Processo Penal:
Art. 310: Parágrafo único. Se o juiz verificar, pelo auto de prisão em flagrante, que o agente praticou o fato nas condições constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, poderá, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisória, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogação. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).
Desta forma, com base no que estabelece no dispositivo legal acima transcrito, pode-se constar a inexistência de impedimento legal para a não concessão da liberdade provisória ao requerente, visto que o mesmo preenche os requisitos previstos no artigo supramencionado.
Isto posto, observa-se que somente deve ser mantida a prisão do requerente caso estivesse presente os requisitos que autorizam a prisão preventiva, o que não foi demonstrado no caso em questão.
Assim, requer-se a V. Exa., que seja concedida ao Requerente a liberdade provisória sem fiança, haja vista que o mesmo é pessoa idônea da sociedade não havendo motivos para manter-se em custódia.
III – DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
a) A concessão da liberdade provisória, com fundamento no artigo 310, parágrafo único do Código de Processo Penal;
b) Caso
...