MEDICINA LEGAL ENERGIAS FÍSICAS
Por: Carol De Souza • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 286 Visualizações
MEDICINA LEGAL
ENERGIAS FÍSICAS
Agentes Mecânicos (movimento) – possuem essa denominação, porque precisam de movimento para causar a lesão.
- simples
- complexos
Agentes físicos (inertes) – não precisam de movimento, em contato com o corpo humano por si próprio pode causar a lesão.
Modalidades:
- Temperatura
- Eletricidade
-Radiação
- Pressão
- Som/Luz – som é controverso, pois a sua ação dependeria de movimento, através de ondas, porém, é classificado como um agente físico.
A diferença entre agentes físicos e agentes mecânicos é que os últimos envolvem o movimento de algum instrumento sobre o corpo humano para causar lesão, enquanto os primeiros podem causar lesões pela própria ação sobre o corpo humano.
Os agentes físicos apesar de inertes são independentes.
Tipos de ferimentos:
-Queimaduras (temperatura, eletricidade, radiação, luz)
-Contusões (pressão e som) – possuem as mesmas características dos ferimentos contundentes dos agentes mecânicos. Ex. explosão.
Conceito: queimadura é o conjunto de lesões determinadas pela ação de um agente físico, químico ou biológico que atuando sobre os tecidos da causa a processo reativos que podem ser locais ou gerais e cuja a gravidade guarda relação com a sua profundidade ou extensão.
Quando um agente físico, químico ou biológico entra em contato com o corpo humano, causam uma reação, ou seja, nosso corpo irá reagir, o processo reativo será localizado ou generalizado. Esse processo será analisada pela profundidade e extensão.
Agentes Térmicos: Serão classificados quanto á gravidade e quanto á extensão.
1- Calor:
- Quanto á gravidade: Escala Hoffman: 4 graus
1º Grau – deixa o local no qual a fonte calor encostou vermelha, deixa inchaços inflamatórios e aumento de temperatura. [eritemas + edemas + aumento de temperatura].
2º Grau – idem + flictenas (atinge a derme)
3 º Grau – causam úlcera + escaras [morte do tecido] – atinge a hipoderme ( terceira camada de pele) e o tecido muscular e vascular.
4º Grau – Carbonização - (quando atinge o tecido ósseo) pode ser parcial ou total. (carbonização total apenas nos casos de cremação)
A classificação das queimaduras por calor quanto a sua gravidade é feita através da escala Hoffman, subdivida em 4 graus. As queimadura de 1º grau, mais leves, atingem apenas a camada mais superficial da pele, causando eritemas (vermelhidão) edemas (inchaços inflamatórios) e aumento de temperatura local. As queimaduras de 2º grau, tidas como intermediárias, atingem a derme e além dos sintomas anteriores ocasionam a formação de flictenas (bolhas). As queimaduras de 3º grau consideradas graves acarretam a formação de ulceras e escaras, uma vez que destroem até o tecido muscular e vascular causando necrose (morte do tecido). As queimaduras de 4º grau atingem tecido ósseo causando a chamada carbonização, que pode ser parcial ou total.
- Quanto á extensão:
a) cabeça: 9%
b) braço: 18%
c) pernas: 36%
d) tronco: 36%
O primeiro ponto para mapear as queimaduras, será a extensão. O segundo ponto é a gravidade.
A queimadura é um ferimento que depende de combinações: fatos temperatura + tempo de exposição. O que prevalece é o maior. (exemplo: ferimentos de 1º, 2º e 3º grau, o mapeamento será a de 3º grau).
A ocorrência de queimaduras depende da combinação de fatores, temperatura e tempo de exposição, quanto mais extrema for a temperatura menor será o tempo de exposição necessário.
Queimadura + Ação de Gases (monóxido de carbono).
Para saber se a pessoa quando foi queimada estava viva ou morta, verifica-se por meio da reação vital.
Reação vital - se estiver viva apresenta as seguintes características:
1ª característica: processo inflamatório;
2ª característica: presença de monóxido de carbono no pulmão;
3ª característica: se inalou fuligem.
Formas de queimaduras
- Chama: debaixo para cima.
-Gases/vapores: só queimam o que estiver desprotegido.
- Líquidos: de cima para baixo (escorre).
- Sólidos: deixam marca determinada.
Termonoses - São doenças causadas pelos agentes térmicos
- Insolação: exposição duradoura a raios solares. Se não for tratada pode matar.
- Intermação: processo agudo relacionados a altas temperaturas.
29.08.2018
2 - Frio – Geladuras – queimaduras por frio
- Quanto a gravidade: 4 graus
1º Grau – Eritemas + Edemas
2º Grau – Eritemas + Edemas + Flictenas
3º Grau – Úlcera + Escavas
4º Grau – Gangrena
As queimaduras por frio são chamadas de geladuras e também são classificadas quanto á sua extensão e profundidade, sendo esta última subdivida em 4 graus: As geladuras em 1º grau tem como característica o aparecimento de eritemas (vermelhidão), edemas (inchaço) e queda de temperatura local. As geladuras de 2º grau, além dos sintomas anteriores, ocasionam a formação de flictenas (bolhas). As geladuras de 3º grau tem como características a formação de úlceras e escaras ( feridas pela morte do tecido). As geladuras de 4º grau são aquelas onde ocorre gangrena. (Gangrena é a morte do tecido pela impossibilidade de circulação sanguínea, não havendo o recebimento de oxigênio e nutrientes, causando perda da sensibilidade e dor intensa.
- Quanto á extensão: Igual a do calor
- Cabeça 9%
-Braços 18%
-Pernas 36%
-Tronco 36%
- Termonose
Hipotermia: Exposição duradoura a baixas temperaturas.
-35ºC: embotamento – (organismo fica lento/desacelerado)
- Parada cardiorrespiratória por arritmia cardíaca.
Hipotermia é uma doença decorrente da baixa temperatura corporal que ocasiona hipóxia (pouca oxigenação no cérebro), causando o embotamento progressivo das funções vitais até a parada cardiorrespiratória por arritmia.
CADIAÇÃO: substancia radioativa/ferimentos: queimaduras chamadas de radiodermite.
...