MONOGRAFIA: O EXCESSO DE TEMPO NA DURAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVAS E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E EFICIÊNCIA
Por: Bruna Inácia • 11/6/2019 • Monografia • 25.314 Palavras (102 Páginas) • 259 Visualizações
Universidade do Estado de Minas Gerais
Unidade de Passos
O EXCESSO DE TEMPO NA DURAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA NO PROCESSO PENAL NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA EFICIÊNCIA
Bruna Inácia Marcelino
PASSOS
2018
Bruna Inácia Marcelino
O EXCESSO DE TEMPO NA DURAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA NO PROCESSO PENAL NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA EFICIÊNCIA
Monografia apresentada no curso de graduação em Direito, da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Passos, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito.
Orientador: Profª Paulo Donadeli.
Passos
2018
Bruna Inácia Marcelino
O EXCESSO DE TEMPO NA DURAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA NO PROCESSO PENAL NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA EFICIÊNCIA
Relatório final, apresentado a Universidade do Estado de Minas Gerais, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Direito.
Passos, ____ de _____________ de 2018.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Orientador
________________________________________
1º Examinador(a)
________________________________________
2º Examinador(a)
DEDICATÓRIA
Ao Criador, mestre, meu guia, minha maior inspiração: Jesus Cristo.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu orientador, Paulo Donadeli, pela disponibilidade, atenção e compromisso com a docência, seu amor por transmitir seus conhecimentos me inspira a ser uma profissional dedicada e, com certeza, foi uma honra ter o meu trabalho orientado por um grande mestre, sinto-me realizada e extremamente feliz por termos trabalhado juntos nesse projeto.
A Deus, que até aqui me sustentou, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia, por intercederem por mim junto a Jesus e escutarem minhas preces.
Aos meus amados pais, Francisca e Deusdeti, por terem vivido esse sonho comigo, por terem sofrido minhas dores, chorado minhas angústias e comemorado minhas vitórias, a vocês todo o meu amor, admiração e eterna gratidão.
A minha querida irmã Bianca, minha caçula, ela me transmite a alegria de viver e com seu bom humor e companheirismo fez até o fardo mais pesado que carreguei ao longo da graduação, tornar-se mais leve, você é o sol dos meus dias.
Ao meu namorado Vinícius, pelo exemplo de ser humano, pela preocupação, compreensão e apoio incondicional ao longo dessa jornada.
A toda equipe docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, por terem me transmitido seus conhecimentos e pela relação de respeito, amizade e admiração mútuos que construímos ao longo da jornada.
Em memória da minha querida amiga Grace Elli Borges, que partiu precocemente deixando seu legado de humildade, humanidade e esperança de um mundo melhor. Querida Grace, a saudade arde no peito e sou eternamente grata por tudo que fez por mim ao longo dos quatro anos de graduação, anos dos quais tive o prazer de conviver com você, hoje, sou feliz por ter tido a oportunidade de aprender com nossa convivência e tenho certeza que é a flor mais linda que habita o céu.
À querida amiga Tania Maria Paulo e ao meu professor de Português Waldemar, por terem contribuído e me apoiado em grandes momentos de minha graduação.
A todos meus familiares e amigos que torceram por mim e me incentivaram, o meu muito obrigada!
“Talvez não tenha conseguido fazer o melhor, mas lutei para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas Graças a Deus, não sou o que era antes”.
Marthin Luter King.
RESUMO
MARCELINO, Bruna Inácia. O excesso de tempo na duração da prisão preventiva no processo penal no Brasil e os princípios da razoabilidade e da eficiência. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Curso de Direito de Passos. UEMG.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o instituto da prisão preventiva, mecanismo utilizado para segregação do indivíduo no processo penal durante a instrução criminal e os seus desdobramentos na prática. A prisão preventiva é a modalidade de prisão cautelar mais utilizada pelo judiciário e possui diversos requisitos e pressupostos de admissibilidade, todos serão analisados ao longo do trabalho. Por ser uma prisão que aborda quesitos muito amplos como a garantia da ordem pública e o da proporcionalidade para o prazo de sua manutenção, acaba gerando questionamentos na doutrina acerca de sua incompatibilidade com a presunção de inocência, além da manutenção do indivíduo durante a instrução probatória ir de encontro com vários outros princípios constitucionais fundamentais. O trabalho busca um olhar crítico acerca da ausência de prazo e da aplicação excessiva dessa modalidade de prisão. Para tanto, princípios constitucionais serão confrontados com o instituto da prisão preventiva, pensamentos doutrinários serão abordados e o posicionamento dos tribunais, além de dados extraídos do Conselho Nacional de Justiça acerca da quantidade de presos provisórios na região de Passos, utilizando-se do método dogmático jurídico com fonte bibliográfica.
Palavras-chave: Prisão preventiva; Excesso de prazo; Razoabilidade.
LISTA DE ABREVIATURA E SIGLAS
Art.: Artigo
Arts.: Artigos
CNJ: Conselho Nacional da Justiça
§: Parágrafo
STF: Supremo Tribunal Federal
STJ: Superior Tribunal de Justiça
CPP: Código de Processo penal
Nº: número
+: mais
v. volume
p. página
n. número
CP: Código Penal
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................10
1. PRISÃO PREVENTIVA
...