Modelo petição inventário extrajudicial
Por: ZEILTON • 26/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 873 Palavras (4 Páginas) • 6.046 Visualizações
ILUSTRÍSSIMA SENHORA TABELIÃ DO SERVIÇO NOTORIAL E REGISTRAL DO __ OFÍCIO DA COMARCA DE ___, ESTADO DA ____.
Pedido de Abertura e Processamento do Inventário, Arrolamento e Partilha Extrajudicial | |
Requerente(s)/Inventariante: | Fulano de tal E OUTRO |
Autores da Herança: | CARLITO LUNGUINHO DE SOUSA |
1. DO DE CUJUS - AUTOR DA HERANÇA:
Fulano de tal, era brasileiro, casado com ______, motorista, portador da cédula de identidade(RG) nº ____ e do CPF nº ___, era residente e domiciliado no ___, s/nº, no município de __, filho de __, natural de __, nascido aos ___. Faleceu às ___, município de __, tendo o óbito sido atestado pelo Dr. __, conforme Certidão de Óbito expedida pelo Cartório de Registro Civil das Pessoa Naturais da Comarca de __, lavrada no Livro nº __, fls. __, sob nº ___, em ____. Foi sepultado no Cemitério de __, , no município de ___;
O “de cujus” era casado pelo regime da comunhão parcial de bens estando o casamento registrado no Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de __B, encontrando-se o registro lavrado sob o nº __, às fls. __, no Livro nº __, com data de __.
Deixou bem a inventariar devidamente arrolado abaixo, o qual será partilhado entre o filho e a meeira que serão devidamente identificado a seguir.
2. DO CÔNJUGE / MEEIRA:
O “de cujus” deixaram um total de __ filhos, todos maiores, capazes, casados, cujas qualificações pessoais estão assim descritas:
2. DO FILHO E ÚNICO HERDEIRO EM 1º GRAU NA LINHA RETA DESCENDENTE:
O “de cujus” deixou 01(um) único filhos, ora maior, capaz, solteiro, cuja qualificação pessoal está assim descrita:
2.1. FILHA/HERDEIRA__, inscrita no CPF sob o nº __, portadora da cédula de identidade(RG) nº __, casada sob o regime de comunhão universa__, ambos brasileiro, agricultores, residentes e domiciliados no __, s/nº, __, no município de __;
3. DO ADVOGADO ASSISTENTE:
O interveniente na posição de advogado comum das partes, o Dr. __, brasileiro, casado, inscrito na OAB/PB sob o n° ___, com escritório na rua ___, prestará assistência jurídica às partes acompanhando todos os atos até o final da lavratura da escritura pública de inventários e a subseqüente transferência do bem móvel juntos aos órgão públicos, conferindo-a em todos os seus termos.
4. DA NOMEAÇÃO DE INVENTARIANTE:
As partes livres e espontaneamente nomeiam INVENTARIANTE o(a) conjuge/meeira___ conferindo-lhe os poderes para representar o espólio judicial ou extrajudicialmente e administrar todos os seus bens, bem como, para contratar advogado, a fim de defender os interesses do espólio em juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, e ela declara aceitar o encargo, compromissando-se a cumpri-lo fielmente e prestar contas quando solicitado pelos interessados, esclarecendo que tem ciência da responsabilidade civil e penal de todas as declarações que forem prestadas.
5. DA INEXISTÊNCIA DE TESTAMENTO E HERDEIROS MENORES OU INCAPAZES:
O inventariante declara que o de cujus faleceu sem deixar testamento ou qualquer outra disposição com eficácia post mortem, e que todos os herdeiros são capazes.
6. DOS BENS:
Ao falecer o de cujus deixou um único bem a seguir arrelado:
a) Uma veículo automotor, Espécie/Tipo Motocicleta, Marca/Modelo HONDA CG 150 TITAN KS, Placa __ Chassi __, Renavan __, Ano Fab. __, Ano Modelo __, Cor Vermelha, licenciada na cidade de __, em nome de __.
...