Monografia Sobre Guarda Compartilhada
Por: nevesmercia • 19/8/2016 • Monografia • 19.896 Palavras (80 Páginas) • 1.536 Visualizações
MÉRCIA PEREIRA DAS NEVES
GUARDA COMPARTILHADA
BACHARELADO EM DIREITO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016
MÉRCIA PEREIRA DAS NEVES
GUARDA COMPARTILHADA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, na forma de uma monografia, à banca examinadora do Curso de Direito do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, sob a orientação do Prof.º Esp. Dr. Alexandre Augusto Costa, visando à obtenção do grau bacharel em Direito.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016
MÉRCIA PEREIRA DAS NEVES
GUARDA COMPARTILHADA
BANCA EXAMINADORA
______________________________
______________________________
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016
“Não posso pensar em nenhuma
necessidade da infância tão forte como a
necessidade da proteção de um pai."
(Sigmund Freud)
Dedico este trabalho monográfico ao meu esposo que sempre teve paciência e compreensão estando ao meu lado, acreditando no meu potencial.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus em primeiro lugar por ter me dado a capacidade e a força para poder desempenhar esse trabalho.
Ao meu orientador Professor Alexandre Augusto Costa pela orientação, atenção e companheirismo durante a execução deste trabalho monográfico.
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar que a guarda compartilhada é o modelo mais adequado para atender o interesse do menor, uma vez que garante a continuidade do exercício simultâneo e igualitário do poder familiar após a dissolução da sociedade conjugal, minimizando os efeitos negativos que a separação dos pais provoca na vida dos filhos. Buscou-se apresentar a evolução desse tipo de guarda tanto no direito comparado, quanto no direito brasileiro. Procurou também demonstrar a evolução da guarda a partir de suas diversas modalidades de guarda para, enfim, apresentar a guarda compartilhada como uma solução para a nova realidade jurídica e social do Brasil. Foram utilizadas, para o desenvolvimento do trabalho, referências legislativas, principalmente a Constituição Federal Brasileira, o Código Civil Brasileiro e o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como doutrinas especializadas.
Palavras-chave: Direito Civil. Guarda. Guarda Compartilhada.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
CAPÍTULO 1: CONTEXTO HISTÓRICO DA GUARDA COMPARTILHADA 10
1.1 Conceito e Definições 10
1.2 Natureza Jurídica 12
1.3 Guarda compartilhada no Direito Comparado 14
CAPÍTULO 2: GUARDA 21
2.1 Conceito e evolução 21
2.2 A Cisão da Guarda 25
2.3 Critérios de determinação da Guarda 29
2.4 Modalidades de Guarda 31
CAPÍTULO 3:GUARDA COMPARTILHADA 33
3.1 Evoluções da Guarda Compartilhada 33
3.2 Consequências da Guarda Compartilhada 35
3.3 A guarda compartilhada no direito Brasileiro 39
3.4 As Vantagens e Desvantagens desse modelo de Guarda 46
CONCLUSÃO 49
REFERÊNCIAS 51
INTRODUÇÃO
É sabido que as crianças e os adolescentes são pessoas em desenvolvimento, as quais, na maioria das vezes, ainda não atingiram plenitude intelectual, moral, social e afetiva, como também, não têm condições de proteger seja a própria vida, a integridade física ou a saúde. Não contam eles com meios próprios para atender às suas necessidades básicas. A “Doutrina da Proteção Integral da Criança” encontra-se contemplada no artigo 227, “caput”, da nossa Lei Fundamental que impõe à família, à sociedade e ao Estado o dever de “assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta primazia, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.[1]
...