Núcleo Cidadania
Por: brunu6678 • 20/3/2017 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Reunião do Núcleo de Cidadania – 15/02/2017 às 10h
- Divisão das 7 equipes (6 grupos do segundo diurno e 1 grupo do noturno);
- Leitura dos textos encaminhados: Cidadania, EMAJ, e Cartilha João Cidadão;
- 1 líder pra cada grupo – grupo no whatsapp (facilitar a comunicação): João Paulo, Ingrid, Daniel, Cinthia, Beatriz, Erick e Leticia.
- 4 grupos para o EMAJ (Daniel - segunda, Beatriz-terça, Erick-quarta) e 2º noturno), incluindo o grupo do noturno que atuará na quinta no segundo horário e 3 grupos do segundo diurno: atuação segunda, terça e quarta no segundo horário:
- Pesquisa sobre direitos individuais e a atuação da Defensoria Pública;
- Pesquisa sobre assessoria jurídica e sua importância;
- Início dia 06 de março e término dia 10 de abril – 6 semanas de duração;
- Capacitação: palestra de Gárdia, técnica do EMAJ, confecção do modelo (qualificação das partes, fatos, direitos e ficha social) e simulação do atendimento em sala;
- Compreensão das funções (divisão de competência) do Órgãos essenciais à justiça e de sua localização.
- Atividades: atendimento e direcionamento ao público do EMAJ. Coleta de dados individuais; elaborar um levantamento do perfil social dos assistidos a partir dos dados colhidos.
- 4 grupos para dialogar com as associações de moradores em três bairros: Graciliano Ramos (grupo Cinthia), Santos Dummont (grupo Letícia) e Village Campestre I (grupo Ingrid), Village Campestre II (grupo João Paulo).
- Pesquisa sobre a definição e a importância das associações de moradores.
- Pesquisa sobre os direitos coletivos e a atuação do Ministério Público.
- Início: dia 06 de março e término dia 10 de abril – 6 semanas de duração;
- Capacitação: palestra de Fabson Calixto, cientista social, sobre a importância da organização social, como as associações de moradores no dia 20/02 ou dia 22/02 às 10horas.
- Atividades: saber se existe uma associação, se tem estatuto, se ocorrem reuniões ordinárias; caso não haja associação, fazer uma entrevista com, no mínimo, 15 moradores desse bairro; mapeamento dos problemas de cada bairro; identificação de cada pleito, dependendo do tipo de conflito.
- Divulgação do projeto – fazer uma logomarca; criação da página no facebook e confecção das camisas do projeto (link Defensoria e link Ministério Público).
Luiza se responsabilizará com a confecção da logomarca.
Obs.: Todos os estudantes devem usar a camisa quando estiverem atuando pelo projeto.
Obs.: O programa João Cidadão, que iniciativa do Ministério Público, terá uma atividade no mês de fevereiro: audiência pública no dia 21/02 às 9horas (pedir liberação da aula de Olga).
...