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Nota de aula Max Weber

Por:   •  12/6/2015  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

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SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Sociologia alemã ou sociologia liberal

Max Weber – 1864/1920

“Sociologia [...] significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos. Por ‘ação’ entende-se [...] um comportamento humano (tanto faz tratar-se de um fazer externo ou interno, de omitir ou permitir) sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com um sentido subjetivo. Ação ‘social’ [...] significa uma ação que [...] se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso”. (Economia e sociedade, p. 3).

MÉTODO

O objeto da sociologia são os sentidos socialmente (intersubjetivamente) construídos. A tarefa do cientista é descobrir os possíveis SENTIDOS da ação humana.

Não há neutralidade científica: o cientista age guiado por seus motivos, por sua cultura. Qualquer perspectiva adotada por um cientista, sempre é parcial.

O método de pesquisa é o TIPO IDEAL, ou seja, modelos generalistas obtidos a partir da observação. Na obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo” o protestantismo é um tipo ideal.

AÇÃO SOCIAL

  • Cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência: a) da tradição, b) dos interesses racionais e c) da emotividade.
  • Por costume entende-se “um comportamento coletivo arraigado” ≠ moda, entende-se um comportamento coletivo recente, sem garantias de continuidade.

Condições ou pressupostos da ação social:

a) dotada de sentido(s) socialmente compartilhado;

b) realizada por humano(s) e

c) voltada para outrem(ns).

  • Acidentes, interações com animais, com máquinas ou com divindades, por exemplo, não são “ações sociais”, apesar de serem “ações”.

TIPOLOGIA DAS AÇÕES SOCIAIS

Quanto ao modo, as ações podem ser:

  1. Racional referente a fins: ação planejada cujo sentido está na própria ação. Assim, a finalidade é a execução da própria ação, cujos resultados dela derivam. Nestas, a interação com os indivíduos visa atender interesses. Fins técnicos ou operacionais, como fechar uma venda, ou fazer uma entrevista.

  1. Racional referente a valores: ação planejada em prol de valores. Entende-se por “valor” tudo aquilo a que os homens dão importância, sejam idéias ou suas materializações. Exemplo: a honra, o amor, crenças etc. Antivalores podem ser incorporados: ódio, ambição etc.Passeatas, seduções, vinganças são exemplos. 
  1. Afetivo (emotivo): ação passional, irracional. Um sorriso quando encontra um velho amigo ou uma “legítima defesa” são exemplos. 
  1. Tradicional: ação regida por costumes, muitos dos quais são sagrados – como ocorre na família ou na Igreja.

  

RELAÇÃO SOCIAL

São ações sociais compartilhadas. Baseia-se na reciprocidade entre os atores.

TIPOLOGIA DA RELAÇÃO SOCIAL

Quanto à reciprocidade:

  1. Unilateral: sentidos compartilhados diversos. Ex.: relação entre pai e filho; relação entre patrão e empregado.

  1. Bilateral: sentidos compartilhados idênticos. Ex.: relação de amizade; relação de inimizade.

Quanto à continuidade ou repetição:

  1. Transitória: com baixa probabilidade de repetição ou de continuidade; relações eventuais. Ex.: “ficar”

  1. Permanente: com alta probabilidade de repetição ou continuidade; relações contínuas. Ex: namoro, casamento, relação familiar.

Quanto ao sentido em grupo:

  1. Comunitária: quando repousa no sentimento de pertencer ao mesmo grupo. Predominam relações primárias ou pessoais. Caracteriza-se por ações não-racionais: família, amizade, inimizade, casamento, igreja etc.

  1. Associativa: quando repousa numa união de interesses. Predominam relações secundárias ou impessoais. Caracteriza-se por ações racionais: empresa, estado, sindicato, partido político etc.

PODER E DOMINAÇÃO

“Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Dominação  é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis; disciplina é a probabilidade de encontrar obediência pronta, automática e esquemática a uma ordem, entre uma pluralidade indicável de pessoas, em virtude de atividades treinadas.” (Economia e sociedade, p.33)

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