O COMBATE AO TERRORISMO NA SOCIEDADE INTERNACIONAL: O PAPEL DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL E DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Por: Veruskasc • 11/3/2017 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 792 Visualizações
Resenha Critica
O COMBATE AO TERRORISMO NA SOCIEDADE INTERNACIONAL: O PAPEL DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL E DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – de Aline Michele Pedron Leves e Pâmela Copetti Ghislen, que compõe a obra: CIÊNCIAS CRIMINAIS E DIREITOS HUMANOS (pp. 136-154.
O artigo ressalta aspectos históricos relacionados ao terrorismo mundial, suas facetas e prejuizos a paz mundial, tendo em vista que tais ataques influenciaram não somente na sua area de ação, concomitantemente todos os outros estados e comunidades internacionais, deixando as pessoas com medo de novos ataques, o referido artigo também norteia aspectos relacionados ao Tribunal Penal Internacional e a Organização das Naçoes Unidas, com base em outros autores para auxiliar no conhecimento acerca desses assuntos.
Conforme , NOBERTO BOBBIO ( 2003), afirma que se encontra em evidência na comunidade internacional a existencia de uma forma de violência que embora seja mais limitada é bastante cruel, qual seja , o terrorismo, a guerra dos fanaticos ou dos desesperados
As autoras citam alguns atentados terroristas: 1972 ( Jogos Olimpicos , Munique ), 2001 (11 de setembro , World Trade Center e a Sede do Pentagono ,nos Estados Unidos) , 2004 (Março , Madri). 2004 ( Russia , 20 sequestradores mantiveram 1200 refens por tres dias), 2015 ( Jornal Satirico Francis Charlie Hebdo , Paris).
Essa forma de terrorismo não existe negociação , apenas extrema violência, atingindo o regime politico, social e economico , não somente da area que ocorre mas afeta toda os estados e comunidades internacionais.
Para Marta Crenshaw ( 1995, p.482) acredita que o terrorismo e uma ação cujo objetivo não e a eliminação fisica do inimigo, mas sua intimidação.
E necessario repensar condutas que possam evitar que esses atentados aconteçam no futuro, ferir a humanidade, com essa violencia exagerada, fanatismo, muitas vezes imposta a alguns estados, em nome de poucos, mas que muitos sofrem e outros poderam sofrer, crianças criadas para guerra, aprender a obedecer ordens de um fanatismo absurdo. Hoje o terrorismo busca desmoralizar os estados e colocar as comunidades internacionais num estado de medo e desconfiança,
O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi criado oficialmente em 2002, a partir do Estatuto de Roma, no intuito de criar uma legislação internacional geral e única, após a criação pelo Conselho de Segurança de tribunais específicos para o genocídio em Ruanda (1994) para proteger os individuos das arbitrariedades e aprocidades , eu foco são os delitos mais graves, que afetam mais profundamente a comunidade internacional: agressão, genocídio , crimes de guerra e contra a humanidade .Os crimes contra a humanidade vêm sendo discutidos internacionalmente desde o início do século XX, mas ganharam atenção especial após a Segunda Guerra Mundial, em virtude do Holocausto promovido pelo regime nazista alemão, sobre o dominio de Hither , degradação humana e exterminio em massa. Saliento que o tribunal Penal Internacional não pune Estados e sim pessoas, que são julgadas e punidas individualmente, de acordo com seu grau de responsabilidade nos delitos.
A ONU chama a atenção para o uso de crianças soldado na Síria. Acresce que o grupo se apropria de artefatos históricos e os vende no mercado negro para angariar fundos, sendo
...