O DIREITO CONTRATUAL E GESTÃO EMPRESARIAL
Por: barbaralufl • 20/7/2021 • Artigo • 584 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
CURSO: DIREITO CONTRATUAL E GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E CONTRATOS
PROFESSORA: MYRENE BUENOS AIRES
ALUNA: BÁRBARA LUIZA FERREIRA LEITE
ANÁLISE- LOJAS RENNER
Questão 1- Qual a forma que a empresa financia o patrimônio nos anos apresentados: participação maior de capital de terceiros ou capital próprio e se a estrutura de financiamento é a mesma para os anos apresentados.
Resposta: Durante os três anos predominou o financiamento através de recursos de terceiros. Isso porque, o Passivo da empresa que em 2018 era de 8,8 milhões passou para 17,6 milhões em 2020, aumentando, consequentemente o Passivo Não Circulante em quase 7 vezes. Assim, temos que a empresa conta com capital de terceiros para realização de seu financiamento.
Questão 2- A utilização de recursos de terceiros pela empresa, é maior no curto ou no longo prazo?
Resposta: A utilização de recursos de terceiros é maior no curto prazo em todo o período, uma vez que o passivo circulante é sempre maior que o passivo não circulante. Apesar da diferença ter diminuído ao longo do tempo, as somas das obrigações de curto prazo sempre ultrapassam as obrigações de longo prazo.
Questão 3- Análise da variação dos recursos de terceiros de curto prazo: empresa aumentou ou reduziu a utilização e quais podem ser os motivos que levaram a redução ou aumento de determinadas contas (escolher no mínimo duas contas para avaliar).
Resposta: após análise das contas: Fornecedores (conta 2.01.02) e Empréstimos e financiamentos (conta: 2.01.04), constata-se que a empresa aumentou a utilização de recursos de terceiros de curto prazo.
Questão 4- O uso do capital próprio aumentou ou reduziu e qual(is) a(s) possível(is) causa(s) (verificar o resultado apresentado na DRE)
Resposta: No decorrer dos anos, o uso do capital próprio aumentou. Possíveis causas que podemos apontar são as seguintes: diminuição de receita de venda de bens e/ou serviços e diminuição do resultado bruto no decorrer dos anos.
Questão 5- Como a empresa distribui os recursos no ativo? (Aplicação de recursos).
Resposta: A distribuição se dá da seguinte forma:
1) Ativos circulantes: valores disponíveis para o caixa; aplicações financeiras; contas a receber; estoques; tributos a recuperar; outros ativos circulantes; e
2) Ativos não circulantes: ativo realizado a longo prazo; imobilizado; intangível. Registra-se que, a empresa distribui quantidade significativa de ativos a curso prazo, não obstante, possuir não circulantes.
Questão 6- A forma que a empresa distribui os recursos no ativo é a mesma para os anos apresentados?
Resposta: Não. Há variações de valores nos itens: caixa, aplicações financeiras, estoques e tributos a recuperar. Destaca-se que no ano de 2020, o valor de tributos a recuperar, foi quase três vezes maior que nos últimos dois anos.
Questão 7- Qual a sua opinião sobre os valores apresentados para estrutura patrimonial e resultado da empresa? Sugere-se analisar considerando que a empresa pode ter aumentado, reduzido,
...