O DIREITO SUCESSÓRIO DO NASCITURO EM ATENÇÃO AO ANENCÉFALO ANTE A ADPF 54
Por: paulocfp • 22/5/2018 • Monografia • 24.720 Palavras (99 Páginas) • 330 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
[pic 2][pic 3]
PAULO CÉZAR FLORES PINHEIRO
O DIREITO SUCESSÓRIO APLICADO AO NASCITURO EM ATENÇÃO AO ANENCÉFALO ANTE A ADPF 54
[pic 4][pic 5]
DOURADOS
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6]
[pic 7][pic 8]
PAULO CÉZAR FLORES PINHEIRO
O DIREITO SUCESSÓRIO APLICADO AO NASCITURO EM ATENÇÃO AO ANENCÉFALO ANTE A ADPF 54
Monografia apresentada ao Curso de Direito do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN, como pré-requisito para obtenção do grau de Bacharel em Direito.
Orientador: Profª. Msc. Valeska Vendramin Guimarães Vilela.
[pic 9][pic 10]
DOURADOS
2017
AGRADECIMENTOS
Sou eternamente grato a Deus, por ter me dado à oportunidade de estar aqui, por ter me dado força, capacidade e inspiração para desenvolver esta monografia.
Agradeço a minha mãe, mulher guerreira, honesta e virtuosa que sozinha criou seis filhos e graças a ela sou ou o que sou.
Agradeço aos meus irmãos que sempre me ajudaram nesta árdua empreitada que é a busca do saber direito.
Agradeço aos meus colegas de trabalho que se fizeram companheiros, me ajudando nas minhas necessidades.
Agradeço a todos os professores a qual tive a grata felicidade e privilégio de conhecer desde o primário ate este dia de hoje.
Agradeço a minha ilustre professora Valeska Vendramin Guimarães Vilela, mulher sábia, dedicada e compreensiva, a qual tive a honra de tê-la como minha orientadora neste trabalho, pois sem ela e sem Deus o termino dessa monografia seria impossível e agradeço também a todos que de alguma forma, direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste tão almejado sonho.
A minha mãe, mulher a qual amo, respeito e tenho imensa admiração, dedico a minha amada esposa, meu ponto de apoio e dedico em especial a minha pequena Marienny que se encontrar segura no ventre de sua mãe e que desde já, desfruta do meu amor incondicional.
Dedico
Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Salmos, 125: 1
RESUMO
O DIREITO SUCESSÓRIO APLICADO AO NASCITURO EM ATENÇÃO AO ANENCÉFALO ANTE A ADPF 54. PINHEIRO, P. C. F. (UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados – Faculdade de Ciências jurídicas). Orientador: VILELA, V. V. G.
O objetivo da elaboração do presente estudo cientifico, visa debater sobre um tema de grande importância no meio jurídico, a qual vem a ser o direito sucessório aplicado ao nascituro em todos os âmbitos, sendo este tema extremamente polêmico, gerador de grandes debates doutrinários e jurisprudenciais, sem nunca chegar a um consenso. Esta polemização é em grande parte devido discordância na aceitação de quando se inicia a personalidade jurídica e agora mais recentemente a situação do embrião crioconservado e do feto anencéfalo. E desta forma a metodologia usada para elucidar o tema, foi o dedutivo, proporcionado por pesquisas bibliográficas, artigos e análise jurisprudencial, sendo que para uma melhor compreensão dividiu-se o trabalho em três capítulos. No primeiro abordou a sucessão de forma geral, sua origem histórica e fundamentos e por último apresentou as formas mais usuais de sucessão que é a legítima e a testamentária. Já o segundo capítulo foi direcionado a compreensão do que vem a ser o nascituro, se fazendo necessário um estudo da sua origem e da evolução dos seus direitos desde a antiguidade até os dias de hoje, isto levado em conta as teorias, sobre o inicia da vida aqui apresentadas. No terceiro e último capítulo e que se adentrou ao tema especifico, focando no direito sucessório quando aplicado ao nascituro, a qual procurou mostrar, ser este detentor de direito sucessório e demais direitos patrimoniais, demonstrado através de doutrinas e jurisprudências, apesar de haver grande discordância.
PALAVRAS-CHAVE: Sucessão; Nascituro; Anencéfalo; ADPF 54.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
CAPÍTULO I - DA SUCESSÃO EM GERAL 9
1.1 Conceito 9
1.2 Pontos históricos no direito sucessório 11
1.3 Fundamento do direito das sucessões 18
1.4 Sucessão legítima e testamentária 20
CAPÍTULO II - NASCITURO 24
2.1 Conceito 24
2.2 Pontos históricos na evolução do direito do nascituro 25
2.3 O marco inicial do direito do nascituro no ordenamento jurídico brasileiro 29
2.4 O inicio da personalidade jurídica e suas teorias 36
2.4.1 Teoria natalista 40
2.4.2 Teoria da personalidade condicional 42
2.4.3 Teoria concepcionista 44
2.5 Principais direitos do nascituro 45
2.5.1 Direito a curatela 45
2.5.2 Direito de filiação 46
2.5.3 Direito a alimentos 47
2.5.4 Direito a receber doação 48
CAPÍTULO III – O NASCITURO NO EXERCÍCIO DO DIREITO SUCESSÓRIO 50
...