O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO
Por: marcelino2014 • 15/8/2021 • Resenha • 508 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
TRABALHO AVALIATIVO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - AV²
Nome: Elenilza Bento Oliveira da Silva Matrícula: 2010155
Nome: Marcelino da Costa Souza Matrícula: 2011048
Curso: Direito 1º período - Turma: N A
AVALIAÇÃO DO II BIMESTRE – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
TEMA: O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO
TESE: A desinformação em tempos de pandemia e suas consequências para sociedade
Todos sabem o quanto, em nosso país, o processo de desinformação é notório. Nem todos tem acesso à essas informações, e muito menos voz para manifestar sua opinião. Verifica-se que a informação sem manipulação e o direito de expressão é fundamental no processo de socialização além de ser um meio a qual faz com que estejamos socializados universalmente através da comunicação por meio da expressão social.
É de fundamental interesse da população o acesso à informação seja por meio da tv, rádio, jornal ou internet, a sociedade precisa estar informada e informar, por isso a liberdade de expressão é essencial. Podemos mencionar, por exemplo, o processo de democracia onde o povo elege democraticamente através do voto para que políticos possam representar o interesse do povo, mas na prática não é bem assim o que acontece. O direito de expressão surgiu como norma pela primeira vez em 1789 com a revolução francesa, com a declaração dos direitos do homem e do cidadão. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 onde 193 países fazem parte a ONU.
Além disso, a falta de posicionamento por parte dos operadores dos direitos em defender a liberdade de expressão e dar voz o povo, previsto na constituição de 1988, no seu artigo 5º diz que é fundamental ao cidadão sua liberdade de expressão. E somando-se a isto, vemos a constituição ser violada, esses fatores, faz com que a sociedade se torne oprimida.
Ainda convém lembramos a situação em que o pais se encontra, em um processo de desinformação a respeito da pandemia, claramente a um desencontro de informações com respeito o covid 19, um vírus em que a medicina sabe pouco, caso semelhante a esse já ocorreu no passado como a poliomielite, uma doença que matou várias crianças e gerou várias crendices populares como prevenção. Um meio de lidar com essa situação é selecionar, garimpar as informações e transmitir somente o que houver comprovação por um especialista da área.
Levando-se em consideração esses aspectos de desinformação como no caso da pandemia somos levados a acreditar através do medo a sermos usado como instrumentos de manobra por interesses políticos ou de interesse pessoal, devemos lutar por nossos ideais por “liberdade, igualdade e fraternidade”.
...