O Direito Administrativo
Por: Vagcsilva • 5/10/2023 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 48 Visualizações
AO JUÍZO DA VARA DE FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DO MUNICÍPIO
ALFA
Proc. n°: XXX
VADEBOA S/A, já qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem, por intermédio do seu advogado que esta subscreve, apresentar sua
CONTESTAÇÃO
à Ação Popular que lhe move BRIAN, nos termos da lei 4.717/65 e do art. 335 do CPC, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:
I – DA TEMPESTIVIDADE
A presente contestação é tempestiva, tendo em vista a entrega em cartório do mandado cumprido, nos tempos da Lei 4.717/65, Art. 7, 2º parágrafo.
II – DAS PRELIMINARES
Ilegitimidade ativa de Brian, que não é eleitor, não sendo cidadão brasileiro e não podendo se utilizar da ação popular, nos termos do art. 5º, inciso LXXIII, da CF e do art. 1º, § 3º, da lei 4.717/65.
III – DO MÉRITO
Na inicial o autor alega que as tarifas foram majoradas de forma desproporcional, no montante de vinte por cento, de modo que se tornaram mais onerosas do que as cobradas nos municípios vizinhos, situação violadora da razoabilidade, considerando que o Município Alfa é o m ais pobre da respectiva região. Contudo, a legalidade e legitimidade o aumento se dá nos termos do contrato de concessão e não configura ofensa ao binômio lesividade/ilegalidade ou razoabilidade/proporcionalidade, conforme jurisprudência abaixo:
APELAÇÃO C ÍVEL E RECURSO ADESIVO. AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIA IS. TRANSPORTE PÚBLICO. A RESPONSABILIDAD E DA EMPRESA PRESTADORA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO É OBJ ETIVA. ACIDENTE DE PASSAGEIRO QUE TEVE O PULSO ESQUERDO FRATURADO AO TER A PORTA DO VEÍCULO FECHADA EM SUA MÃO. DANO DEMONSTRADO. NEXO DE CAUSALIDADE CONFIGURADO. AUSÊNCIA DE CAUSA EXCLUDENTE. DANOS MORAIS ARBITRADOS EM DEZ M IL REAIS. CONFIRMAÇÃO. VALOR QUE ATENDE, NO CASO CONCRETO, AOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E PROPORCIOANALIDADE E OBSERVA OS critérios punitivos, reparadores e pedagógicos do instituto. DANOS MATERIAIS. NECESSIDADEDE MAJORAÇÃO PARA INCLUIR DESPESA COMPROVADA E IGNORADA NA DECISÃO DE ORIGEM. RECURSO ADESIVO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO, NO SENTIDO DE REAJUSTAR OS DANOS MATERIAIS PARA oitocentos e cinquenta e seis reais e oitenta e sete centavos. RECURSO DE APELAÇÃO CONHECIDO E IMPROVIDO. (TJ-CE; Relator(a): DURVAL AIRES FILHO ; Comarca: Fortaleza; Órgão julgador: 33ª Vara Cível; Data do julgamento: 2 6/05/2020; Data de registro: 26/05/2020)
sendo o reajuste compatível com o entendimento atual da legislação vigente, considerando que:
I – O direito da concessionária ao reajuste das tarifas, constitui cláusula necessária do contrato de concessão, portanto não representando qualquer ilegalidade ou abuso no cumprimento do contrato, conforme art. 23, inciso I V, da Lei nº 8.987/95;
II - O princípio do equilíbrio econômico -financeiro do contrato de concessão consiste no dever de manter as condições efetivas da proposta do contrato realizado pelo processo de licitação pública , situação do qual, não é se observa concretizada, uma vez que o reajuste respeita a justa remuneração, como assevera Hely Lopes (2003, p. 209), “[...] é a relação estabelecida inicialmente pelas partes entre os encargos do contrato e a retribuição da Administração para a justa remuneração [...]”.
...