O Direito Muçulmano
Por: Giovana Alves • 22/5/2018 • Dissertação • 3.146 Palavras (13 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1]
Prof. Doutor Pedro Trovão do Rosário
Universidade Autonoma de Lisboa
Departamento de Direito
Família Jurídica Mulçumana
Direito Comparado
O direito Mulçumano seus principais pontos
Giovana Alves de Souza 30001632
16-04-18
Indice
1.Formação do direito muçulmano............................................................ 3
2.Caracteristicas do conceitos fundamentais do direito mulçulmano.... 4
3.Fontes do Direito Mulçumano................................................................. 5
3.1.Alcorão....................................................................................................7
3.2.Suna.........................................................................................................8
3.3.Idjmâ.......................................................................................................8
3.4.Qiyâs....................................................................................................... 9
4.Metodo Juridico do direito Mulçumano.................................................9
4.1lei criminal Islâmica.................................................................................9
5.Conclusão..................................................................................................10
Formação do direito muçulmano.
O direito muçulmano é basicamente uma relegião no qual é um direito de uma comunidade de crentes islâmicos que é uma relegião abráanica monotaista que foi fundado pelo profeta Maomé 622 depois de Cristo. Em relação aos atributos pessoais, é Maomé a principal figura religiosa do Islã já foi ele que recebeu as mensagens divinas.
Maomé nasceu em Meca, Arabia Saudida em 560 A.c a palavra Islã traduzida significa submição que é a obediência as resgras e desejos de “Alá” que para os Mulçumanos é o unico Deus.
Uma noite Maomé recebeu a visita de um anjo chamado Gabriel, que lhe dissera que Maomé seria o profeta e levaria a palavra de Alá para o povo, daí nasce a Suna o livro sagrado dos Mulçumanos, que contem passos e diseres de Maomé, e também em segundo lugar vem o Alcorão, tem o conteúdo com intuito de aplicar o Islã. Portanto a percepção que temos é de que o direito Mulçumano é a essência da religião e não uma ciência.
Caracteristicas do conceitos fundamentais do direito mulçulmano.
O fundo do suporte religioso é a principal característica do direito muçulmano , é um Direito Teleologico Assim , diferente de outras disposições jurídicas que vigoraram a separação entre direito e religião, é a partir de sua dimensão religiosa que se compreende melhor. Isso porque como a sua base é religiosa, em nome das mudanças da lei não se pode advogar. As capacidades de observação do direito mulçumano também são limitadas Uma norma do Islamismo é infalibilidade, Respectivamente por descender de uma revelação divina não se pode questionar nem contrariar os ensinamentos do livro, a sanção deles é religiosa e é apenas aplicada a quem segue a religião.
Na Jurisprudência Islamica é aplicada um livro de regras chamado Fiqh, que rege a convivencia em sociedade e da vida humana em geral como uma legislação religiosa, as obrigações (fard), o desaprovado (makruh), o neutro (mubah) ou o recomendado (tahabb) fazem parte deste texto, assim regendo a vida das pessoas.
Conforme aponta DAVID, René (2002): A ciência do direito muçulmano, chamada de fiqh, estuda, de um lado as origens (ouçoul) do Char, e, de outro lado, estuda os ramos (fouroû) que são as categorias e normas que constituem o Char em sua essência.
O fiqh é representado por quatro escolas:
-Fiqh al hanafi (Hanafi);
-Fiqh al Maliquismo;
- Fiqh al Chafiy (Shafi'i); e
-Fiqh al Hamball (Hanbali).
Os Mulçumanos podem escolher apenas uma das escolas.
Fontes do Direito Mulçumano.
Conforme René David indica que são quatro as fontes do direito islâmico: o Alcorão, a suna, o idjma eo qiyâs.
1.Alcorão
O Alcorão significa “aceitação”, e ele está dividido em 114 capitulos (suras), os capitulos se dividem em versiculos (ayat) e está escrito em Árabe. Alcorão é o livro de grande importância para os mulçumanos, nele conta a historia do mundo e a relação do homem com Ála.
Segundo o professor John Gilissen, em suas poucas normas jurídicas, a incumbência de estabelecer uma nova organização do estado árabe, que deixa de ser tribal, e de ter classes privilegiadas da sociedade, além de proíbir certos atos incompatíveis com a religião, designadamente consumir bebidas alcoólicas, a prática jogos de azar, fazer empréstimos a juros, entre outros. (DAVID, René, 2002).
A Professora Flávia Lages de Castro explana algumas das principais características e institutos previstos no texto do Alcorão:
a) – Inquestionabilidade do Alcorão:“Este é o livro de que não se pode duvidar, um guia para os que temem ao senhor” ALCORÃO, II, 02.
b) – Equidade: Deve ser tratado de forma igual pela lei
c) – Recompensas e punições após a morte
d) – A pena de talião: Em casos de guerras e assassinatos
e) – Proibições alimentáres: A carne deve ser purificada, o consumo de peixes é permitido.
f) – Dos jogos de Azar: Expressamente proíbidos
g) – Proibição do suborno e usurpação: o Alcorão rege sobre essa matéria proibindo a subordinação sobre os Juiízes e apropriação de bens alheios.
...