O Direito Vivo
Por: Jeff Delmiro • 6/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 265 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
2 - Os agregados conferem ao concreto módulo de elasticidade, resistência a compressão, absorção de água, forma e textura superficial, entre outros. Dessa forma, fazendo com que o concreto tenha mais abrangência na sua utilização.
3 - Em relação a tamanho podem ser classificados em: Agregados miúdos (0,075 mm a 4,75 mm)
Ex: Areia lavada, areia artificial.
Agregados graúdos (4,75 mm a 50 mm)
Ex: Brita, cascalhos.
Em relação a massa podem ser classificados em:
Agregados leves: massa unitária < 1120 Kg/m³
Ex: pedra-pomes, folheto, escória de alto forno.
Agregados pesado: massa unitária > 2080 Kg/m³
Ex: minerais de bário, minérios de ferro e titânio.
Em relação a origem podem ser classificados em:
Agregados minerais naturais: jazidas natuarais
Ex: areia de rio, pedregulho.
Agregados artificiais: termicamente processados (Ex: argila, folheo expandido); rejeitos industriais (Ex: escória de alto forno, cinzas volantes).
4 - O agregado produzido a partir de rochas ígneas em refriamento lento, normalmente, são excelentes agregados, porque possuem granulação média a grossa, são resistentes, baixa porosidade e absorção, no entanto, quando o resfriamento e rápido demais podem produzir materia não cristalizada, fragéis e com poros.
O agregado produzido a partir de rochas sedimentares se forem depositadas mecanicamente em estado consolidado encontrasse várias formas de fragmentos, quando junto da argila trazem boa propriedades para o concreto, já os fisicamente consolidado normalmente são mais porosos e frágeis.
O agregado produzido a partir de rochas carbonáticas são de qualidade satisfatória, porém suas propriedades podem variar bastante (porosidade, absorção de água, resistência) afetando as propriedades do agregado.
5 - O agregado de escória de alto forno
...