O Direito de Posse e Propriedade e Ritos Especiais
Por: Thalia Sales • 18/10/2022 • Projeto de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Nome: Thalia Fernanda de Sales Costa
R.A: 6274184
Turma: 003205A03
Atividade Prática Supervisionada – Direito de Posse e Propriedade e Ritos Especiais
Petição Inicial de Ação Possessória
Ao juízo da Primeira Vara Cível de São Paulo/SP.
Alberto Costa Andrade, brasileiro, casado em comunhão de bens, vendedor, inscrito no CPF sob o nº 123.456.789-10, residente e domiciliado na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, nº 123, Pinheiros, no CEP nº 0258-452, vem, respeitosamente, através de sua advogada que esta subscreve, propor a presente,
AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE
Em face de, Mário Almeida Souza, brasileiro, cãs em comunhão de bens, fazendeiro, inscrito no CPF sob o nº 109.876.543-21, residente e domiciliado na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, na rua Maria de Souza, nº 988, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos,
DOS FATOS
O autor, Alberto, é senhor e possuidor, desde 08/05/2011, do imóvel rural, localizado na cidade de Campinas, São Paulo, imóvel qual foi adquirido através de Escritura Pública de Compra e Venda, conforme provam os documentos em anexo.
Na data de 26/12/2021, o réu tirou vantagem da ausência de Alberto sobre o terreno e avisaram que iriam usar uma parte do terreno de Alberto por 2 (dois) meses, para que o gado de Mário pudesse passar por aquele espaço, porém, ainda depois de 2 (dois) meses, Mário continuou a se aproveitar do espaço do terreno do autor, invadindo parcialmente a propriedade de Alberto, afastando a cerca que faz divisa dos terrenos, conforme se apresenta na planta anexa.
O autor tentou diversas vezes a comunicação de forma respeitosa, antes de recorrer à justiça, sem sucesso.
Após os fatos narrados, não restou outra alternativa para o autor, senão por meio da presente ação.
DO DIREITO
Assim sendo, a ação apropriada para defesa do “Jus possessório”, é ação de manutenção de posse:
“Considera-se possuidor todo aquele, que tem de fato o exercício, pleno, ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”. (art. 1196 do Código Civil).
O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Art. 1210 do Código Civil.
O objeto da ação de manutenção na posse é a desistência da turbação e a indenização do dano causado.
DOS PEDIDOS E DO REQUERIMENTO
Diante do exposto, pede-se e requer-se à Vossa Excelência:
1 – Expedir o competente Mandado de Manutenção “Initio Litis”, para que o réu de que devem cessar “in continenti” os atos ora denunciados, posto que turbativos da posse do Autor, nos termos dos artigos 561 do CPC.
2 – Ordenar a citação dos Réus, para, querendo, responder à presente, sob pena de revelia, seja julgada Procedente para o fim de ser a ora Autora mantida na posse do imóvel a qual se espera turbado, condenando os Réus ao pagamento de indenização por perdas e danos, honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor da ação e custas processuais. Todas as verbas mencionadas deverão ser monetariamente corrigidas a contar do ajuizamento desta, na forma prevista no art. 1º e seus parágrafos da Lei Federal nº 6.899, de 08 de abril de 1981.
...