O Direito para Weber
Por: Isabela R. Corrêa • 16/5/2017 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Weber não descobriu o processo de racionalização e os seus efeitos, no entanto, o autor sistematizou seu conceito e o tornou analiticamente proveitoso. Quando se trata do termo racionalização, analisado pela ótica weberiana, entende-se que o autor está se referindo a ações sociais racionalmente orientadas.
O processo de racionalização é o processo de incorporação de racionalidades. Este conceito é possível variar de acordo com o que julgamos ser racional ou não, pois estará sempre sujeito ao tempo e ao espaço.
O direito para Weber tem um papel substancial no processo de racionalização, equilibra os comportamentos e evita que tudo se torne um só caos. As penas que podem ser aplicadas em caso de descumprimento da lei permitem que as condutas sejam facilmente traduzidas e previsíveis, sendo assim, calculáveis.
O crescimento da burocracia na sociedade é proporcional ao desenvolvimento da razão. Quando mais uma sociedade se especializa e faz uso o processo de racionalização, mais se torna necessário a presença da burocracia A burocracia é legítima em estados capitalistas ou socialistas. É valido enfatizar que Weber não advoga a favor da racionalização, ele simplesmente a descreve.
O direito em Weber pode ser divido em quatro principais características, são elas: formal, material, racional e irracional. A primeira é baseada na burocratização; a segunda se firma na própria ideologia e política; a terceira é a ordem legítima a que os indivíduos devem se adequar para tornar os comportamentos previsíveis e calculáveis; e, por último, a característica irracional, que provém de valores intrínsecos a um determinado grupo, nesse nível os comportamentos não são dotados da capacidade de prever nem de calcular, ao contrário da racional.
Weber, em seus estudos sobre direito, opta por abordá-lo sob uma perspectiva sociológica, de forma coerente com seus estudos sobre os mais diversos aspectos da sociedade moderna ocidental. O fato de Weber incluir o direito em uma teoria sociológica geral explica-se pelos métodos que o autor empregava para observar o surgimento do que ele chamava de capitalismo burguês. Seu histórico pessoal de jurista e historiador do direito também muito contribuiu para que incluísse sua teoria sociológica ao direito, os seus estudos sobre o direito buscavam identificar características peculiares aos sistemas de direito ocidentais que foram especialmente favoráveis a esse capitalismo.
...