TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO ORIENTADO

Assistir o documentário "Holocausto Brasileiro", disponível no YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=y6yxGzlXRVg de 1h30min de duração.

Fazer um ou dois parágrafos, destacando os pontos que mais chamaram a atenção.

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Fundado em 1903 na cidade de Barbacena em Minas Gerais, com o objetivo de tratar doentes psiquiátricos, o Hospital Colônia foi centro de uma grande desumanização com pessoas doentes, ou o que era dito por eles como doentes, mas por trás, pode-se dizer que havia outra finalidade: livrar-se das pessoas não aceitas pela sociedade e por familiares. Até meados de 1980, época de seu fechamento, cerca de 60.000 pessoas morreram no local.

Os autores da obra iniciaram suas buscas para encontrar familiares de vítimas, próprias vítimas que sobreviveram, funcionários, estes quais foram entrevistados para o documentário, intitulado como “O Holocausto Brasileiro”.

O hospital não pretendia a cura dos pacientes, mas sim deixá-los para morrer. Tudo aquilo que a sociedade não queria, eram levados para o local. Exemplos disso seriam os andarilhos ou moradores de rua, os próprios deficientes mentais e físicos, crianças bagunceiras, e negros. Nesse local não havia assistência de qualquer familiar, cuidadores qualificados para a atividade, nem mesmo alimentação adequada e suficiente possuíam. Ainda também, havia poucas medicações e pacientes tomavam choques para se acalmarem. Pode-se perceber um abandono pelo próprio estado, ao qual deveria manter como centro de tratamento de doentes.

Alguns próprios moradores da cidade e funcionários os procuravam para adquirir proveito a si próprio, pois usavam o trabalho deles sem qualquer forma de contribuição ao doente. Além disso, após a morte de paciente, muitos cadáveres foram vendidos para as faculdades de medicina por todo o Brasil. Percebe-se na entrevista a ex-funcionários, que eles demonstram claramente que não se importavam com os pacientes, ainda negam certas condutas por eles cometidas, as quais comprovadas em documentos. Apesar de toda essa transgressão, houve funcionários que levaram crianças para oferecer cuidados em suas casas.

Atualmente, locais para tratamentos psicológicos devem possuir tratamentos adequados, funcionários capacitados e qualificados, assistência familiar e humanização nos locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com