O LINCHAMENTO E O ESTADO DE DIREITO
Por: flplmlvr • 7/12/2016 • Projeto de pesquisa • 434 Palavras (2 Páginas) • 558 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CÂMPUS DE PALMAS
CURSO DE DIREITO
FELIPE LIMA DE OLIVEIRA
O LINCHAMENTO E O ESTADO DE DIREITO
PALMAS
2016
FELIPE LIMA DE OLIVEIRA
O LINCHAMENTO E O ESTADO DE DIREITO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Tocantins.
Orientadora: Prof(a). Pós-Dra. Maria do Carmo Cota
PALMAS
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................................02
- HIPÓTESE.......................................................................................................02
- JUSTIFICATIVA..............................................................................................02
- OBJETIVOS....................................................................................................02
- Geral...............................................................................................................02
- Específico......................................................................................................03
5 METODOLOGIA................................................................................................03
6 CRONOGRAMA................................................................................................03
1 INTRODUÇÃO
Este é um trabalho qualitativo que busca compreender o fenômeno da Justiça Popular em sua modalidade Linchamento no Estado de Direito, sua evolução histórica, causas e incentivos.
2 HIPÓTESE
O presente trabalho formula a hipótese de que há uma relação direta e inversamenta proporcional entre o nível de confiança do brasileiro no Estado de Direito e sua eficácia em resolução de conflitos e a incidência e ocorrência de práticas de justiça popular, entre elas o Linchamento.
3 JUSTIFICATIVA
Quando o Estado, por algum motivo, vem a falhar em sua obrigação, deixa os envolvidos frustrados. Pessoas frustradas irão tornar-se descrentes sobre o sistema e procurarão um meio “alternativo” de terem seu direito respeitado. Este meio “alternativo” é a Justiça Popular. Essa justiça convoca que as pessoas desgostosas com a situação devam julgar e executar o direito com suas próprias mãos, ignorando o Estado. Torna-se ainda mais visivel quando populares resolvem executar suspeitos de crimes com pena de morte, tornando-se juiz, júri e carrasco.
Assim, vê-se uma violação grave contra o Estado de Direito e sua legitimidade atentada. É necessário um combate à estas práticas iniciando-se, portanto, com a análise dos fatos.
4 OBJETIVOS
4.1 Geral
O presente trabalho possui o objetivo de compreender e analisar a existência e ocorrência da Justiça Popular no Estado de Direito no seu aspecto visível: o linchamento.
4.2 Específicos
Têm-se como objetivo específico analisar o crescimento do número de linchamentos no Brasil nas últimas décadas, usando para isso a obra “Linchamentos: A Justiça Popular no Brasil” entre demais obras e artigos sobre o assunto, além de se inquirir sobre suas causas e incentivos, como a diminuição na confiança do Estado de Direito e sua capacidade resolutória de conflitos. Para tanto também se utilizará o Índice de Confiança na Justiça Brasileira – ICJBrasil – levantamento estatístico de natureza qualitativa realizado pela FGV.
...