O MONOPÓLIO DO PETROLEO
Por: Rodrigo Borges • 21/10/2015 • Dissertação • 311 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
TRABALHO ACADEMICO
MONOPÓLIO DO PETRÓLEO BRASILEIRO
O monopólio estatal do petróleo foi instituído no Brasil em 1953 pela Lei Nº 2004, que estabeleceu o monopólio da União na exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, e criou a Petrobrás para exercê-los.
Após a Segunda Guerra Mundial houve no Brasil um intenso debate sobre a melhor maneira de explorar o petróleo brasileiro. Havia dois grupos com posições bem definidas: um que defendia a abertura do setor petrolífero à iniciativa privada, nacional e estrangeira, e o outro que desejava ó monopólio estatal do petróleo. O assunto era muito polêmico, e envolvia diversos aspectos políticos, tais como a soberania nacional, a importância dos recursos minerais estratégicos, a política de industrialização, os limites de atuação de empresas multinacionais no Brasil e foi um dos assuntos mais marcantes na História do Brasil nas décadas de 1940 a 1960.
O monopólio do petróleo no brasil pela união é algo de grande discussão nacional. A união tem poderes na exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, e criou a Petrobrás para exercê-los. A extração de petróleo e uma ótima imagem que o brasil passa perante o mundo, pois e um dos maiores produtores e exportadores de petróleo, deixando até o pais autossuficiente.
O maior problema é que temos muito pouca coisa boa para de falar, pois os escândalos que cercam a Petrobras cobrem qualquer benefício que ela proporciona, a corrupção e muito grande, pois envolve muito dinheiro, muita gente e grandes empresas. O preço de nossa gasolina e mais caro do que os países que importam ela, entre outros derivados.
É certo a monopolização pois ajuda o pais a crescer e se desenvolver, mas como já foi citado a corrupção impede muito avanço, e o que o pais mais precisa e avançar e se auto sustentar, pois a crise só está acontecendo pelo grande desvio de dinheiro público.
...