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O PODER – GERARD LEBRUN

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

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Para retirar do pensamento das pes soas o caráter reverso que está revestida a palavra “poder” na sociedade atual, fr uto das muitas teorias políticas e filosóficas, é que Gerard Lebrun analisar algumas dessas teorias. No primeiro capítulo do seu livro, a te se defendida por Lebrun vai de encontro com a teoria do sociólogo Talcon Parsons, que diz que o poder não está no impor a própria vontade contra qualquer resistência, mas ter autoridade sem que tenha a necessidade de coerção. Para Gerard, o homem só respei ta a autoridade porque sabe que existirá uma puni ção. E nenhuma or ganização política moderna existiria sem a existência da dominação. Nos capítulos seguintes o autor se mostra f avorável a teoria da Sabedoria, de Hobbes, defendida por Hobbes em detrimento das outras. Para Hobbes o homem era um ser apolítico e anti -social, defendia que a República (Leviatã) deveria ter como finalidade proteger os homens do estado natural (todos contra todos), porém seria nec essário que o homem abrisse mãos de direitos e estab elecesse um contr ato garantido pelo soberano. Lebrun r ebate todas as críticas feitas pelas outras filosofias e mostra que elas só discutem as minúcias e mantem a essência da teoria de Hobbes, sustentando assim sua tese. Lebrun i rá subverter a tese de Macpherson (que o modelo de Hobbes foi criado para defender a economia de mercado), no capítulo “O Leviatã e o Estado burguês”. Mostrando que é no modelo de Locke que irá defender aquele tipo de economia. E usando argumentos como o de reconhecer que a teoria da soberania é um modelo político que supunha o surgimento ou a existência de uma sociedade mercantil, contudo defende que Hobbes i nstaurou um modelo de dominação política que é condição essencial para o estabelecimento de uma sociedade moderna. Fala também, que Locke subverteu Hobbes, pois para o primeiro há incompatibilidade entre monarquia absoluta e estado civil, enquanto para o segundo não. Mas Hobbes também é defendido por Lebrun com ar gumentos não convincentes. Como parecer não levar em consideração, que muitas vezes, a população não tem consciência de seus direitos mínimos e consequentemente não pode reivindica-los ao seu “soberano”. Na verdade o que podemos per ceber em seu livro é que, Lebrun se propôs a retira do leitor o caráter negativo da palavra “poder”, entretanto acabou defendendo uma filosofia que, se não é foi a grande responsável por esta visão nociva, certamente foi uma das que mais contribuiu para que ela se estabelecesse.

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