O SANEAMENTO BÁSICO E OS DESAFIOS ATUAIS ENFRENTADOS PELA CIDADE DE MINEIROS-GOIÁS
Por: nathalia_jeske • 20/11/2018 • Artigo • 5.669 Palavras (23 Páginas) • 240 Visualizações
O SANEAMENTO BÁSICO E OS DESAFIOS ATUAIS ENFRENTADOS PELA CIDADE DE MINEIROS-GOIÁS
Nathália Jeske¹
Resumo: O saneamento básico possui desafios a serem enfrentados. Na cidade de Mineiros Goiás, encara-se problemas que estão relacionados à saúde de determinadas pessoas que residem em locais próximos aos córregos. O saneamento básico age entre a proteção ambiental e a garantia do mínimo existencial social que garante um conjunto de necessidades básicas do indivíduo. São eles: moradia, saúde e a melhoria de todos os aspectos relacionados à higiene. O método utilizado foi baseado em estudos e pesquisas sobre o caso. Os resultados positivos foram apresentados quanto à satisfação da população mineirense de uma forma geral e os pontos negativos relacionam-se a situação daqueles que estão sem acesso às condições básicas. Consequentemente ocasionam: desigualdades sociais, econômicas e ambientais. Assim, é possível mencionar que o trabalho desenvolvido poderá contribuir para o entendimento de que investimentos e melhoramentos de infraestrutura destinados ao saneamento básico são de extrema importância.
Palavras-chave: Saneamento Básico; Mínimo Existencial; Meio Ambiente;
THE BASIC SANITATION AND THE CURRENT CHALLENGES FACED BY THE CITY OF MINEIROS GOIAS
Abstract: Basic sanitation has challenges to be faced. In the city of Mineiros Goiás, there are problems related to the health of certain people who live in places near the streams. Basic sanitation acts between environmental protection and the guarantee of the existential social minimum that guarantees a set of basic needs of the individual. They are: housing, health and the improvement of all aspects related to hygiene. The method used was based on studies and research on the case. The positive results were presented regarding the satisfaction of the population of mineirense in a general way and the negative points are related to the situation of those who are without access to the basic conditions. Consequently they cause: social, economic and environmental inequalities. Thus, it is possible to mention that the work developed can contribute to the understanding that investments and improvements in infrastructure for basic sanitation are extremely important.
Keywords: Basic sanitation; Minimum Existential; Environment
Introdução
O presente trabalho tem como tema o saneamento básico relacionado ao direito ambiental e a saúde pública de uma forma geral para uma mais específica, destinado à situação existente no Brasil e na cidade de Mineiros - Goiás. Um assunto de extrema relevância. Afinal, um dos mais importantes fatores determinantes da saúde são as condições ambientais. Entre as causas dessas doenças destacam-se as condições inadequadas do saneamento.
Embora todo ser humano tenha direito a uma vida saudável, propícia e favorável, em consonância com a natureza, ainda existem residências que não têm acesso à habitação segura e a serviços básicos.
A maior parcela do déficit em abastecimento de água no Brasil é quase a metade da população localizada em municípios menores e pequenas localidades. A falta dos serviços destinados ao saneamento no Brasil ocasionam situações que agravam a saúde da população brasileira.
Na cidade de Mineiros localizada no interior de Goiás é composto por quatro córregos, sendo pertinentes as condições em que esses moradores se encontram. O déficit do saneamento é presente neste local, existindo uma série de fatores prejudiciais à saúde daquela população residente. Portanto, a conservação da limpeza deste ambiente é fundamental, evitando resíduos sólidos neste local inadequado, amenizando a proliferação de enfermidades.
Para isso, é necessária a construção de um modelo de desenvolvimento em que ocorra o equilíbrio entre a qualidade de vida da população brasileira, a preservação do meio ambiente e a busca para atender aos anseios dos cidadãos mineirenses de ter acesso a certos confortos da sociedade moderna, evitando moradias em locais impróprios e que não esteja favorável a habitação.
Nesse contexto, este trabalho pretende analisar as específicas relações entre os serviços de saneamento e as condições de vida da população brasileira, tornando-se ponto de partida para estudos mais aprofundados sobre o tema, como forma de analisar, garantir melhores condições de vida e saúde.
Este trabalho tem por objetivo estudar a relação dos serviços de saneamento com o meio ambiente. Estabelecer uma base do impacto dos serviços de saneamento sobre a saúde pública e identificar os principais problemas de saneamento básico da comunidade mineirense.
Este artigo foi produzido com base em pesquisas bibliográficas, sendo usado como material: artigos científicos, legislação nacional, teses e dissertações, livros, dentre outras fontes, tendo como foco fornecer contribuição para o entendimento e compreensão da melhor forma possível, colocando pontos a serem estudados identificando os principais problemas do saneamento básico de uma comunidade específica localizada no interior de Goiás em uma cidade chamada Mineiros.
Feito essas ponderações, analisa-se a importância de um aprofundamento do tema proposto ao decorrer do trabalho, afinal trata-se de problemas que afetam a humanidade. Assim, a forma mais adequada de solucionar tal situação destina-se a higiene e ao cuidado de preservar o meio ambiente e para resolver tal circunstancia é através do saneamento.
Inicialmente foi abordado um breve histórico sobre o saneamento básico. Estudos foram feitos sobre a relação do direito com os serviços de abastecimento de água, esgoto, disposição de resíduos sólidos e drenagem urbana. Em seguida, um tema relevante a ser mencionado é o déficit de saneamento básico no Brasil, destinado à importância do saneamento para a saúde humana e alguns aspectos foram pesquisados sobre o saneamento em Mineiros localizado no Estado de Goiás de uma forma breve.
1 Breve histórico sobre o saneamento básico
Os registros históricos acerca da atividade de saneamento básico segundo Cavinatto (1992, p.17), menciona que certos povos antigos ampliavam sofisticando suas técnicas para a época em que viviam através de captação, armazenamento e utilização da água. Um exemplo bem claro são os povos egípcios. Eram especialistas em técnicas de irrigação do solo desenvolvida por meio da agricultura e métodos para ampliar o armazenamento de água, pois estava sujeito a dependência das cheias do Rio Nilo.
...