TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ultimo Selvagem

Por:   •  4/9/2018  •  Artigo  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 2

  O filme retrata a vida de um ameríndio que após ser descoberto dormindo em um estabulo é levado em uma delegacia, lá é entrevistado por Tom waterman que descobre que o índio é o último de uma tribo americana.   Após isso é levado para pesquisas onde um professor de antropologia lhe dar o nome ‘’ ishi’’ que significa ‘’ homem’’ na língua materna original, o professor Alfred Kroebe é o único capaz de entender a língua do nativo.

   O ambiente do filme apresenta temas como evolucionismo social, difusionismo cultural e etnocentrismo.  Há uma necessidade de observar os lugares e as pessoas do filme para o entendimento do processo de institucionalização da antropologia e das discussões sobre cultura.

  Existe em todo o filme o conceito de cultura nas cenas voltados aos costumes do índio e o seu modo de vida na tribo como na cena em que o pai do índio mata o urso e eles passam a chamar o local de esconderijo do urso.   O etnocentrismo está presente nas cenas que o índio é encontrado e vai para a prisão aguardar a decisão do que será feito com ele, na cena da recepção do índio na casa do pesquisador ele é recebido com ponche e café onde é servido sem ao menos saber se ele entendeu o que estava acontecendo ou se isso se encontrava nos rituais da cultura indígena prevalecendo o gosto dos americanos e não dos nativos.  

  Na prisão colocam roupas no índio e por último o diálogo sobre o futuro do índio onde ele não participa como se ele fosse incapaz de definir para onde queres ir, e o pesquisador mente em sua tradução pois sente necessidade de julgar que o era melhor para o índio ou seja ficar ali.

 O relativismo Cultural é relatado na cena em que o médico pede para o índio não demorar em seu ritual e o antropólogo diz que é a hora de fazer as coisas segundo a vontade de Ishi, o que demonstra que ele passa a enxergar a cultura indígena de outra forma.  Quando a esposa do antropólogo falece e na parte do funeral, Ishi fica sem saber porque não cantaram para ela pois só assim ela iria achar o caminho dos mortos.

   Quando o índio falece é feita a autopsia do seu corpo, quando o professor vê a máscara com a face do nativo, ele canta uma música cantada nos rituais funerais dos yahi e com isso mostra a última cena no qual é visto ishi sendo libertado para o mundos dos mortos indo encontrar sua tribo.

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

PROFESSOR(A): Antônia Ladislau de Sousa

ANTROPOLOGIA

ALUNO(A):CAMILA CUNHA ROCHA SAMPAIO

CEARÁ

2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com