TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vinculo Não Empregatício

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Ambientado no final século XIX, retratando a classe dos trabalhadores das empresas têxtil na cidade de Aalst – Bélgica. O filme Deans: um grito de justiça retrata de maneira crítica e emocionante as condições de moradias e péssimas condições de trabalho que eram submetidos os operários, eles viviam em condições subumanas, não possuíam nem um tipo de saneamento básico,

Por outro lado, os capitalistas industriais, desfrutavam do luxo à custa de explorar o trabalho dos trabalhadores assalariados que são fortemente explorados durante o processo de produção. Tendo enorme carga horária de trabalho, salários reduzidos e quase insignificantes, por conta da ambição dos capitalistas, ao qual estas explorações deliberadas debilitava o estado de saúde dos trabalhadores. Não satisfeitos com os lucros que recebiam, os capitalistas passaram a introduzir a mão de obra de mulheres e crianças junto as maquinas, fazendo-os assim aumentar a sua lucratividade, já que era uma forma de pagar menos pelo trabalho.

Além da mão de obra mais barata mulheres eram constantemente violentadas sexualmente pelos homens que as rodeavam neste ambiente insalubre de trabalho, havia constantes acidentes de trabalho, pois os mais novos não tinham as mesmas habilidades de trabalho que dos adultos. Muitos acidentes eram fatais, o que aumentava significativamente os níveis de mortalidade nas unidades de produção.

Por ter esta percepção o Padre Daens começa a criticar essa relação de trabalho, fazendo assim publicações no jornal, o que leva o desagrado do partido Católico, ao qual os empresários industriais faziam parte. Eles o viam como uma ameaça ao sistema, criando assim uma rebelião na ordem social instaurados por eles. Como a igreja na época tinha um poder muito alto, o Padre Dean foi mais de uma vez orientado e reprimido pela igreja para parar com suas ideias revolucionarias, pois elas estavam causando caos social. Pois a Igreja Católica ao invés de agir a favor da classe dos operários, se alia a classe dominante, ou seja, a burguesia, visando combater o socialismo - que defendia o estabelecimento de uma sociedade sem classes

Pois o povo começou a apoiar suas ideias, pois eles o viam como alguém que poderia ser a sua voz, e salvá-los do capitalismo, levando assim o povo a elege-lo como deputado do Parlamento representante as causas da classe trabalhadora, para estabelecer uma nova ordem social em que não houvesse divisão de classes, exploração dos trabalhadores.

A obra retrata a que os trabalhadores sejam homens, mulheres jovens e crianças eram rigidamente vigiados e controlados. Crianças morriam de fome e frio, pois não possuíam o mínimo de condições favoráveis para se viver, famílias não possuíam condições financeiras os suficientes para suprir suas necessidades básicas humanas, a alimentação era escassa.

Apesar do filme se passar no final da século XIX, todas as atrocidades cometidas pelo sistema capitalista contra a classe trabalhadora afetada por ele, continuam sendo cometidas ainda no século XXI, pois é possivel se ter notícias de trabalhadores em situações deploráveis de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com