TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O povo contra Larry Flynt

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Michelle Alves de Assis

Thaíz Oliveira Alves de Morais

O POVO CONTRA LARRY FLYNT

Belo Horizonte

2015

Michelle Alves de Assis

Thaíz Oliveira Alves de Morais

O povo contra Larry Flynt

 

Trabalho apresentado como requisito parcial do curso de Direito, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, com a produção de um artigo cientifico discorrendo o filme: O povo contra Larry Flynt. Sob a orientação da professora Carine Silva.

Belo Horizonte

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução.........................................................................................................4
  2. Resumo do filme: O povo contra Larry Flynt.....................................................5
  3. Liberdade de expressão e Direitos fundamentais............................................6
  4. Referência........................................................................................................8

Introdução

Neste tangente, será abordado o conceito de liberdade de expressão, direitos fundamentais, como objetivo de trazer o que fora tratado no filme o povo contra Larry, Flynt, para nosso Ordenamento Jurídico Brasileiro.

Resumo do filme: O povo contra Larry Flynt

O filme é um drama correlacionado a critica cômica e a liberdade de expressão do  empresário do meio pornográfico,Flynt como cresceu em uma família humilde na cidade de Ohio. Juntos já tentavam ganhar a vida vendendo bebidas alcoólicas, ato ilícito para duas crianças. O sonho de ter riqueza, investiram em casas de show de strip-tease em Ohio, a Hustler Go GoClub .À beira da falência, Flynt teve a idéia de vender fotos de suas dançarinas semi nuas na tentativa de recuperar sua freguesia. No entanto, sua idéia que no momento era de loucura, rendeu milhões, criando a revista Hustler para o publico masculino e de fácil leitura.

Um ano depois de ser lançada no mercado, rendeu milhões, com a edição de fotos nua de Jacqueline Kennedy Onassis. Logo após, veio à censura dos religiosos contra a revista, iniciando um confronto, Flynt pouco se importou com a situação, e em seguida preso. Um jovem advogado interessado no caso, torna se seu fiel escudo para os demais conflitos que por ali iria surgindo. O empresário por expor suas próprias opiniões, rende lhe muitos processos, um deles e a polêmica do anuncio de bebidas com o reverendo religioso um dos mais influentes dos Estados Unidos, anexado ao boato de que o líder teve relações sexuais com sua própria mãe. Sua defesa no julgamento era sempre a liberdade de expressão.

Flynt e seu advogado em uma de suas saídas de um tribunal foram baleados por um radical religioso e, paraplégico, começa a se envolver com drogas e se isola em sua mansão junto com sua esposa Athea. Em decorrência disso, Flynt começa a ficar perturbado ate ao ponto de chegar a um tribunal de capacete e usar a bandeira do PIS com fralda, a partir dai dando seqüência em várias prisões, uma delas em uma clinica psiquiatra.

Direitos Fundamentais e Liberdade de expressão

Analisando o filme, dá-se uma discussão, ao que foi bem exposto no filme sobre a liberdade de expressão, que corresponde aos direitos de 1° geração. Para tanto abordaremos direitos fundamentais e a liberdade de expressão.

A dignidade da pessoa humana é um dos princípios fundamentais do Estado democrático de direitos. Quando falamos de dignidade, devemos citar a liberdade e igualdade, pois tratam de elementos essenciais para sua efetivação.

    No artigo 5°, IV, XIV CF/88 fala diretamente da liberdade de expressão, quando discorre sobre a livre manifestação do pensamento e proteção ao acesso à informação. Tem-se de forma direita sobre “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação” no artigo 220 CF/88, acrescenta nos parágrafos 1° e 2° a proibição de empecilhos a liberdade de informação e censura.

    Constituem tipos de liberdade de expressão as expressões não verbais (comportamentais, músicas, dança, imagem, pintura etc.), de comunicação, de pensamentos de idéias. A liberdade de expressão é um instrumento essencial para que a democracia seja realizada e mantida, no qual no filme foi de um ato de abuso.

   A proteção da liberdade de expressão tutela toda opinião, pensamento, comentário envolvendo assuntos de opinião publica ou não, é garantido à liberdade de expressão desde que não haja a colisão com outros direitos fundamentais ou com valores protegidos pela Constituição. Por exemplo, a violência, mensagens de ódio, a liberdade não pode abranger a coação física. A liberdade de expressão tem como pretensão da obrigação de não fazer do Estado, a proibição de não exercer a censura, artigo 220, parágrafo 2° CF/88. Não cabe ao Estado definir qual assunto deve ou não ser abordado pelo individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com