OS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DE DIREITO DE EMPRESA
Por: raquel1424 • 19/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DE DIREITO DE EMPRESA III
Prof. Me. Stenio Marques
Aluno (a): __aaaaaaaaaaa ______ Etapa/Período:____7º________
Turno: ( x ) Diurno ( ) Noturno
Orientações para a realização do trabalho
Leia atentamente e responda todas as questões a respeito da nota promissória. O trabalho é individual e com consulta ao caderno, doutrina e legislação. A atividade deverá ser entregue via Diário de Bordo até ou dia 04 de outubro de 2021. Na próxima aula, dia 05 de outubro, terça-feira, faremos a correção dos exercícios e continuaremos com o conteúdo. Bom trabalho!
[pic 2]
Questão 01. Conceitue Nota Promissória e indique a legislação aplicável ao título.
Trata-se de título crédito executivo extrajudicial. Com a nota promissória o sacador/devedor/emitente/subscritor assume o dever de pagar determinada quantia, em determinada localidade (praça), valor e data ao tomador/credor/beneficiário/sacado. (na nota promissória o sacado e credor) ou a quem este transferir o título. Na nota promissória, aquele que emite o título é o devedor principal, logo deverá cumprir a obrigação junto ao credor. Não intermediário que viabilize o pagamento. É regulamentada pela LUG 77 e 78 + Decreto Lei 2044/1908 + Art. 897 a 926 do Código Civil que é aplicado supletivamente.
Questão 02. Nota Promissória é uma ordem de pagamento? Justifique. A emissão do título gera quantas relações jurídicas? Identifique as figuras que integram a estrutura do título. Explique.
Segundo Fábio Ulhoa Coelho, a nota promissória é uma promessa de pagamento, cujo saque gera, em decorrência, 2(duas) situações jurídicas distintas: a de quem, ao praticar o saque, promete pagar (Sacador/devedor/emitente/promitente/subscritor); e a do beneficiário da promessa (Tomador/beneficiário/credor/promissário/sacador).
Questão 03. Quem é o devedor principal da Nota Promissória? Explique.
O devedor principal é o Tomador/beneficiário/credor/promissário/sacador, responsável por emitir a nota promissória. A lei prevê que a sua responsabilidade é idêntica à do aceitante da letra de câmbio (art. 78). Em consequência, o protesto é facultativo para o exercício do direito de crédito contra o subscritor, sendo que a execução prescreve em 3 anos.
Questão 04. A época (data) e local do pagamento são requisitos essenciais da Nota Promissória? Explique. Fundamente.
Embora sejam requisitos essenciais, a época (data) de pagamento e o local de pagamento, o artigo 76 da LUG, dispõe que a ausência destes dois requisitos não invalida o título. Assim, se não constar da data de pagamento o título será vencível a vista e se não constar o local de pagamento, considerar-se-á local de pagamento o local de saque (emissão) do título.
Questão 05. Quais são os requisitos da Nota Promissória? Cite cada um deles e fundamente.
Para que a Nota Promissória produza efeitos deve atender a determinados requisitos, quais sejam:
- Conter a menção/nome do título. Trata-se de cláusula cambial: “Nota Promissória” na mesma língua utilizada para a sua redação.
- Promessa incondicional de pagamento.
- Época (data) de pagamento.
- Nome do tomador/beneficiário/credor – trata-se de título nominativo à ordem – é obrigatório constar a identificação do credor.
- Data do saque (data de emissão)
- Assinatura do subscritor/emitente/devedor/sacador.
- Lugar do saque (emissão do título) ou alguma menção a localidade próxima ao nome do sacador/devedor/emitente/subscritor/promitente.
– Fundamentação: artigos 75 e 76 da LUG.
Questão 06. A Nota Promissória, desde que apresente todos os requisitos legais, será um título executivo extrajudicial (força executiva), aplicando-se a legislação cambiária. Circulará por meio de endosso e poderá ser cobrada judicialmente através de ação de execução. Supondo que a nota promissória não apresente todos os requisitos legais, responda e explique:
- Será um título executivo extrajudicial?
Não será título executivo extrajudicial, será um documento qualquer. Artigo 75 da LUG.
- Qual será a legislação aplicável?
Aplica-se o Código Civil 02 → artigo 897 a 926.
- Qual a forma de circulação?
Poderá circular por cessão civil de crédito.
- Diante do inadimplemento, como será cobrada judicialmente?
Por ação de cobrança, porque não tem força de título executivo.
Questão 07. Qual o prazo prescricional para a propositura de execução do tomador da Nota Promissória contra o subscritor (emitente/promitente)? Apresente o dispositivo legal pertinente.
3 anos. Artigo 70 LUG
Questão 08. Apresente e explique a classificação da nota promissória.
a) Quanto ao modelo: Trata-se de modelo livre, ou seja, o emitente/devedor/subscritor/sacador é livre para posicionar os requisitos de validade como bem entender. O importante é que os requisitos de validade estejam mencionados no título.
...